A tecnologia 5G já é realidade em diversas partes do mundo, com redes operando e já atendendo milhões de usuários. A vantagem mais visível a todos é a velocidade da internet nos smartphones.
As redes de telecomunicações são vitais e responsáveis pela qualidade das conexões e, sem elas, não seria possível acessar a rede em nossos dispositivos. Embora no Brasil ainda estejamos engatinhando, em outros países a realidade é outra.
Trabalhando no desenvolvimento da tecnologia 5G desde 2009, a Huawei já investiu um total de US$4 bilhões na iniciativa, sendo a líder em número de patentes (com mais de 4 mil pedidos).
Agora, a empresa começa a ver o seu pioneirismo sendo recompensado na prática. A consultoria Ookla realizou um estudo em diversos países para medir o desempenho da rede 5G em aparelhos celulares e a Huawei foi a provedora com os melhores resultados.
O estudo foi realizado com base nos dados da Speedtest Intelligence, considerando as cidades de Seul, Dubai, Riyadh, Sidney, Helsinki, Tóquio, Berlin, Londres, Zurique, Roma, Hong Kong, Amsterdam, Madrid, New York e Singapura.
Dentre as 15 cidades, a Huawei foi a fornecedora com a maior velocidade de 5G em 11, comprovando a liderança global da empresa na tecnologia. Entre as cidades, Seul foi a que se mostrou com a melhor estrutura de 5G, com velocidade média de 472,28 Mbps nos downloads e 49,09 Mbps nos uploads.
E a capital sul-coreana foi um dos países onde a Huawei se destacou entre os fornecedores, chegando a 625,03 Mbps nos downloads e 57,78 nos uploads. Embora a empresa ainda enfrente problemas com o embargo comercial imposto pelos EUA, os números mostram que utilizar uma tecnologia diferente é no mínimo mais oneroso.
Com dados da Speedtest.net