O TikTok começou a testar o recurso de assinaturas para os criadores de conteúdo cobrarem pelo acesso às publicações. A informação veio através do site TechCrunch, onde foi dito que o popular aplicativo de vídeos de curta duração começou a explorar a opção de cobrança por conteúdos exclusivos. No momento, a nova funcionalidade está sendo testada de forma limitada e o TikTok se recusou a dar mais detalhes sobre a novidade.
Um porta-voz do TikTok disse ao TechCrunch via e-mail que a empresa está "sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à comunidade e enriquecer a experiência do TikTok".
Detalhes sobre a assinatura para acessar conteúdos exclusivos ainda são escassos
Ainda não se sabe como o modelo de assinatura paga será implementada no aplicativo. Porém, sabe-se que se um criador de conteúdo optar por utilizar a assinatura paga para seu conteúdo, provavelmente os vídeos não irão aparecer na aba "para você" como normalmente aparece para outras publicações.
Vel lembrar, porém, que esse assunto relacionado ao TikTok surgiu alguns dias após o anúncio de que o Instagram começou a disponibilizar o mesmo recurso para algumas pessoas nos EUA. No caso do Instagram, os perfis que oferecerem tal opção irão exibir um selo especial para diferenciar de usuários que não cobram.
Recurso de gorjeta já está sendo testado no TikTok
O teste de assinaturas pagas surge após o experimento com o recurso de gorjeta no aplicativo TikTok. Neste caso, o usuário pode doar algum valor fora das transmissões ao vivo do TikTok. Somente aqueles que tiverem mais de 100 mil seguidores podem participar deste teste.
Investimento na monetização para ajudar criadores de conteúdo no TikTok
Em 2021 o TikTok chegou a lançar um fundo de US$ 200 milhões para ajudar os criadores de conteúdo nos EUA a complementar seus ganhos. Além disso, a empresa ajuda seus usuários a fazer parcerias com marcas e acordos de patrocínio, além de oferecer monetização para transmissões ao vivo.