A Nintendo "tem interesse" em NFT's (Tokens Não Fungiveis) e no metaverso. A japonesa começa a pensar em trabalhar com Tokens Não Fungiveis logo após diversas empresas de jogos como a Ubisoft, a Konami, a Square Enix e a Atari anunciarem iniciativas na área. Durante uma sessão de perguntas após a publicação de seus resultados financeiros, a Nintendo deu sinal verde ao mercado de NFTs e metaverso para um futuro próximo.
Nintendo demonstra interesse em NFTs e metaverso
De acordo com o site VGC e segundo o analista David Gibson, a resposta da companhia foi que havia interesse nessa área e que era possível sentir o potencial. Entretanto, ainda havia uma certa dúvida quanto ao real benefício/utilidade para a Nintendo.
Na seção de perguntas, a Nintendo enfatizou que mesmo com o grande potencial dos NFTs e do metaverso, ainda havia uma pergunta no ar: "que alegria [isso] poderia proporcionar nessa área?". A empresa disse:
"Temos interesse nesta área, sentimos o potencial nesta área, mas nos perguntamos que alegria podemos oferecer nesta área e isso é difícil de definir agora"
O que são NFTs (tokens não fungíveis)?
Quando dizemos tokens não fungíveis, quer dizer que não é possível ter uma quantidade do mesmo, pois são únicos. Também não é possível dividi-los em parcelas como uma criptomoeda ou a nossa moeda, onde temos os centavos. Quando é possível dividir e ter uma diversos tokens do mesmo, quer dizer que se tem algo tangível, ou seja, as criptomoedas são uma espécie de token fungível.
O token é uma chave utilizada para acessar dados criptografados. Os NFTs são formados de blockchains, um registro que é vinculado através de criptografia, uma técnica criada para se comunicar de forma segura sem que outros saibam o que se está dizendo. Basicamente é uma forma de obter a privacidade de dados, onde somente com uma "chave" é possível descobrir o conteúdo.
Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.
Os NFTs e o metaverso
Criado pela Meta (antigo Facebook), o metaverso é um mundo virtual formado por diversos ambientes virtuais, onde as pessoas utilizam avatares para se comunicar através da tecnologia de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Em meio a isso, existem itens que são interoperáveis, ou seja, negociáveis. É aí que entram os NFTs, que podem ser vendidos como uma propriedade digital exclusiva e podem ser comprados com criptomoedas.
Um grande exemplo desse crescente interesse em NFTs, no metaverso e nas criptomoedas é a Adidas que fez uma parceria com grandes "players" do mundo dos NFT’s para iniciar uma grande jogada de marketing no mundo digital criado pela Meta.