O conflito entre a Rússia e a Ucrânia fez com que surgissem oportunistas. Golpes pedindo a doação de criptomoedas estão sendo aplicados. A informação veio através do relato do site BleepingComputer, onde é dito que falsas campanhas de ajuda à Ucrânia estão sendo compartilhadas na internet fazendo diversas vítimas.
No momento, a Ucrânia está tentando arrecadar doações de criptomoedas em todo o mundo em meio a invasão da Rússia no país. Já foram arrecadados US$ 37 milhões até o momento, porém, infelizmente, sempre há oportunistas para aproveitar a situação e prejudicar pessoas com boas intenções. Entenda abaixo o que está havendo!
Golpistas se aproveitam da campanha de doação de criptomoedas do governo ucraniano
De acordo com o BleepingComputer, houve diversos golpes de criptomoedas se passando como forma de arrecadação para "ajudar a Ucrânia". Os criminosos compartilham endereços de Bitcoin e Etherum falsificados que não tem ligação com o governo ucraniano.
Para espalhar o golpe de phishing, os autores do crime utilizam diversos meios. Indo desde e-mails com phishing que se passam pelo "npr.org" ou do Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Domínios Humanitários (OCHA). Confira abaixo um dos e-mails de phishing compartilhados.
No próprio fórum do BleepingComputer foi tentado aplicar um golpe que dizia:
"O ataque à Ucrânia traz muitos problemas e morte em nossas famílias! Arrecadação de fundos para fornecer assistência direcionada aos necessitados, independentemente de sexo, idade, cidadania.
Muitas pessoas precisam de comida e roupas, alguém está dormindo na rua!! Lembre-se, cada centavo e cada minuto pode salvar uma vida!"
O MalwareHunterTeam, provedor de inteligência de ransonmware, diz que os criminosos também chegaram a criar domínios ".org" para enganar possíveis doadores.
Another scam site: https://ukraine-donate[.]org/
— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) February 28, 2022
And the creator of this actually spent some time on it, especially on that dynamic "Latest donations" list... pic.twitter.com/sf6OkTf0AM
O pesquisador de segurança cibernética Jake compartilhou com o site BleepComputer um site de doação duvidoso chamado "UkraineGlobalAid.com" que contém diversos links quebrados.
I am seeing a number of fraudulent 'Donate to Ukraine' websites 🇺🇦💰
— Jake | JCyberSec_ (@JCyberSec_) February 28, 2022
Do not fall for these⚠️
Fake sites detected⤵️
🌐/savelifeinukraine.app-en.com
🌐/donateukraine.sbs
🌐/shealterukraine.org
🪙Official crypto address https://t.co/nuuYks8lbV#SaveUkraine #UkraineInvasion pic.twitter.com/eY3JKLLsqF
Apelo emocional torna os ataques mais fáceis de serem aplicados
Aproveitando-se da situação, os criminosos utilizam palavras de apelo emocional para conseguir convencer as vítimas. O fato de o governo ucraniano está pedindo ativamente doações de criptomoedas em Bitcoin, Etherum, entre outras moedas digitais, colabora para que as pessoas fiquem confusas sobre a veracidade de campanhas compartilhadas na internet.
Como fazer para doar para a Ucrânia
Sempre procure acessar links compartilhados por contas oficiais do governo ucraniano e evite realizar doações através de e-mails suspeitos. Veja abaixo uma publicação do perfil oficial da Ucrânia no Twitter como exemplo (há um símbolo de visto ao lado do nome da conta).
Stand with the people of Ukraine. Now accepting cryptocurrency donations. Bitcoin, Ethereum and USDT.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 26, 2022
BTC - 357a3So9CbsNfBBgFYACGvxxS6tMaDoa1P
ETH and USDT (ERC-20) - 0x165CD37b4C644C2921454429E7F9358d18A45e14
Fonte: bleepingcomputer