Você já ouviu falar em Beacons? Talvez você não saiba, mas existem diversas ferramentas de marketing que impulsionam e estimam a venda de produtos e serviços na internet.
Isso mesmo, se você já entrou em uma loja, e depois ganhou notificações com promoções ou outros alertas, saiba que isso não foi coincidência, nem mesmo uma coisa "sobrenatural". Em suma, o que aconteceu foi o chamado marketing de aproximação. O mesmo entra em ação por meio de um beacon.
Interessante, não é mesmo? Abaixo, confira o que são exatamente os beacons e como eles funcionam.
O que são os beacons e como eles funcionam?
Em suma, os beacons são pequenos dispositivos que usam a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para mandar sinais únicos para tablets e smartphones que estão perto dele. Para facilitar, pense em um farol. O mesmo emite sinais que serão recebidos pelos marinheiros que estão naquela área.
É assim que funciona o beacon: ele é o emissor, e o celular é o receptor. Dessa forma, se o cliente estiver com o bluetooth ligado, e transitar por uma área onde um sistema de posicionamento ou rede IoT com beacons estão configurados, é muito possível que você ganhe uma notificação com as ações promocionais daquele local.
Além de enviar mensagens sobre descontos, a marca pode ainda usar o beacon para disponibilizar dados complementarem sobre um produto. Ou ainda, enviar informações geográficas sobre o local.
Entretanto sabemos que ofertar uma boa experiência ao cliente é importante e que spam não é legal. Mas isso não é problema: De acordo com a Pointr, empresa que é especialista em tecnologia de localização interna, os dispositivos podem alcançar até 70m sem obstruções.
Sendo assim, caso você não aguente mais receber esse tipo de mensagem, basta desligar o bluetooth enquanto estiver dentro do raio de ação dos beacons.
Quais as vantagens do beacon?
Após conhecer o que é e como funciona o beacon, confira abaixo, quais são as vantagens do sistema:
- Grande alcance: Os dispositivos são compatíveis com a maioria dos smartphones. Logo, isso aumenta a chance de impactar com a sua comunicação, tais como os usuários que tenham o iOS 7 ou Android 4 em seus celulares;
- Fácil adoção: O tamanho pequeno do aparelho leva a uma adoção fácil e rápido. Além disso, ele acompanha um kit de desenvolvimento de software e ferramentas de gerenciamento de back-end. Isso deve vai melhorar a integração da solução beacon e aplicativos existentes;
- Mensagens personalizadas: Através do beacon, a empresa consegue mandar notificações conforme o hábito do cliente e as suas preferências de consumo. Em suma, isso faz com que o cliente se sinta especial e impulsione a sua relação com a marca;
- Baixo custo: Por fim, por ser um dispositivo pequeno e construído com os materiais mais baratos, ele sai bem mais em conta do que outros produtos ou serviços de marketing.
Quais as desvantagens do beacon?
Para saber se o sistema faz sentido para o negócio adotar a tecnologia, é necessário se atentar a alguns pontos:
- Permissão do usuário: Como dito, é necessário a permissão do cliente para o recebimento da propaganda. Ou seja, a pessoa pode desligar o bluetooth para não ganhar as notificações da sua marca. Entretanto, é possível trabalhar com ações que se direcionam ao cliente para explicar do que se trata o beacon e ofertar uma experiência de usuário mais completa;
- Aplicativo próprio: Geralmente, os dispositivos operam somente quando emparelhados a um app. E o impacto é maior quando é um próprio. Entretanto, em último caso, você pode usar aplicativos de terceiros, mesmo que a experiência não seja a mesma.
Por fim, apesar de ser muito intenso no varejo e no marketing, o beacon pode ser utilizado por outros mercados. Tais como o de hotéis, logística, construção e eventos.
O que são os beacons e como eles funcionam?
Os beacons são pequenos dispositivos que usam a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para mandar sinais únicos para tablets e smartphones que estão perto dele. Para facilitar, pense em um farol. O mesmo emite sinais que serão recebidos pelos marinheiros que estão naquela área.