O controle universal é um recurso da Apple, que possibilita usar os periféricos de um Mac, tais como mouse, trackpad e teclado, para controlar outros computadores com macOS e iPads. Dessa forma você pode interagir melhor entre os dispositivos, bem como transferir arquivos entre eles, entre outros.
Ao fazer uso de um Controle Universal (beta), cada dispositivo mostra a própria tela e aplicativos. Entretanto, você pode usar apenas um teclado, mouse ou trackpad para mover o cursor, digitar e até copiar conteúdo entre eles.
Em suma, o software beta ainda está em desenvolvimento. Sendo assim, alguns recursos podem não operar como esperado. Se você desejar que o iPad estenda, ou espelhe a área de trabalho do Mac, use o Sidecar. Abaixo, confira todos os detalhes de como ativar o Controle Universal, bem como quais os requisitos do sistema.
Requisitos do sistema de Controle Universal
Em suma, o controle universal precisa de um Mac compatível usando o macOS Monterey 12.3 ou posterior, e um iPad compatível usando iPadOS 15.4 ou posterior.
- MacBook lançado em 2016 ou posterior;
- MacBook Pro lançado em 2016 ou posterior;
- MacBook Air lançado em 2018 ou posterior;
- Mac mini lançado em 2018 ou posterior;
- iMac lançado em 2017 ou posterior, além do iMac (Retina 5K, 27 polegadas, final de 2015);
- iMac Pro;
- Mac Pro lançado em 2019 ou posteriormente;
- Mac Studio;
- iPad Pro (todos os modelos);
- iPad (6ª geração) ou posterior;
- iPad Air (3ª geração) ou posterior;
- iPad mini (5ª geração) ou posterior.
Além disso, cada dispositivo precisa ter a sessão iniciada no mesmo ID Apple, usando a "autenticação de dois fatores". E cada dispositivo precisa estar a menos de 10 metros um do outro e ter Bluetooth, Wi-Fi e Handoff ativados. Por fim, o iPad não pode estar compartilhando a conexão de dados celulares e o Mac não precisa estar compartilhando a conexão de internet.
Como ativar o Controle Universal?
Antes de iniciar, é necessário verificar se todos os dispositivos atendem aos Requisitos do sistema de Controle Universal. Em suma, cada um deve estar conectado com o mesmo ID Apple e que o Controle Universal esteja ativado.
NO MAC
- Abra o menu Apple ;
- Em seguida, acesse "Preferências do Sistema";
- Logo após, toque em "Monitores";
- Feito isso, clique no botão "Controle Universal";
- Por fim, escolha "Permitir que o cursor e o teclado se movam entre qualquer Mac ou iPad próximo". Por enquanto, deixe os outros dois ajustes selecionados.
NO IPAD
- Abra o aplicativo "Ajustes";
- Depois disso, toque em "Geral'';
- Em seguida, toque em "AirPlay e Handoff";
- Por fim, ative a opção "Cursor e Teclado".
Conectar os dispositivos
Após ativar o Controle Universal, você pode vincular cada dispositivo, a partir do passo a passo abaixo:
- Coloque os dispositivos perto um do outro (tenha certeza que eles estão ligados e desbloqueados);
- Depois disso, use o mouse ou trackpad para mover o cursor além da borda esquerda ou direita da tela, na direção geral do iPad ou de outro Mac, mesmo que o outro dispositivo esteja posicionado abaixo da tela. Você pode organizar melhor as telas depois;
- Assim, à medida que você move o cursor além da borda da tela, o outro dispositivo mostra o cursor começando a empurrar contra a borda da tela. Para conectar a esse dispositivo, empurre o cursor até o fim.
Desconectar os dispositivos
Para desconectar um dispositivo específico do Mac, é necessário:
- Coloque em repouso, o dispositivo que você deseja desconectar;
- Em seguida, clique em "Tela";
- Depois disso, na "Central de Controle";
- Posterior a isso, selecione o Mac ou iPad conectado em "Vincular Teclado e Mouse". Ou ainda, use o menu pop-up "Adicionar Tela" em "Preferências de Telas" para fazer o mesmo.
Por fim, para desconectar todos os dispositivos, pressione Control + Option + Command + Delete no teclado.
Quais os requisitos do sistema de Controle Universal?
O controle universal precisa de um Mac compatível usando o macOS Monterey 12.3 ou posterior, e um iPad compatível usando iPadOS 15.4 ou posterior.
Como ativar o Controle Universal?
Antes de iniciar, é necessário verificar se todos os dispositivos atendem aos Requisitos do sistema de Controle Universal. Em suma, cada um deve estar conectado com o mesmo ID Apple e que o Controle Universal esteja ativado.