O ChatGPT, uma nova tecnologia que responde a qualquer tipo de pergunta, começou a ganhar força na internet. A aplicação foi lançada em novembro pela startup OpenAI e oferece uma proposta bem parecida com os famosos assistentes pessoais, só que em texto. Com mais de 1 milhão de usuários em pouquíssimo tempo, o sucesso repentino tem ameaçado grandes empresas do mercado, como é o caso do Google.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma tecnologia baseada em inteligência artificial que é capaz de desenvolver diálogos como se fosse uma pessoa humana, mas supera qualquer bot já criado para esse propósito. Diferente de outros chatbots, você não vai ver o ChatGPT confuso a ponto de pedir para que o usuário repita a pergunta.
Ao ser questionado sobre sua capacidade, o ChatGPT me respondeu que pode responder perguntas sobre assuntos gerais, fornecer explicações, dar dicas e conselhos, realizar pesquisas, bem como produzir textos em vários idiomas.
O ChatGPT pode ser acessado através deste link de forma gratuita, basta apenas criar uma conta.
ChatGPT vs Google
O ChatGPT consegue entender e responder perguntas da mesma forma que os assistentes pessoais com alto-falante, só que ele faz isso por texto. Assim, podemos dizer que ele é capaz de realizar muitas coisas que o próprio Google faz, como fornecer respostas para diferentes questões, escrever poemas, resolver equações matemáticas e assim por diante.
Entretanto, há muito o que melhorar. Visto que ele não tem conexão com a internet, o seu sistema de buscas não é tão eficiente quanto o do Google. Ele pode responder perguntas específicas sobre diversos assuntos, mas coisas mais recentes ele acaba devendo.
Argentina totalmente ignorada
Quando questionado sobre a expressão "copa do mundo", o bot conseguiu explicar como funciona a competição, lembrou da primeira edição e ainda falou sobre a instituição responsável pelo torneio. Entretanto, esqueceu literalmente da Argentina, campeão da edição de 2022. Talvez por ser algo bastante recente, o ChatGPT lembrou apenas da França, campeã de 2018.
Sem previsões do tempo
Diferente do Google, o ChatGPT não pode dar informações meteorológicas, como previsão do tempo, precipitação e assim por diante. Não sabemos se algum dia isso será implementado na plataforma, mas até lá, ele vai indicar outros meios de conseguir essa informação, como numa busca pela internet, noticiários na TV, rádio e assim por diante.
Cotação do dólar
Assim como a previsão do tempo, ao perguntar sobre a cotação atual do dólar, a plataforma sugere que o usuário busque essa informação em outros lugares, como uma busca na internet. Desta vez ele até explica que não tem acesso à internet para pesquisar informações atuais.
O que é o Oficina da Net?
O ChatGPT não conhece o Oficina da Net. Quando questionado, ele diz que "não tem informações sobre uma oficina da net específica". Ele sugere que possa ser uma "oficina de reparação de computadores ou dispositivos eletrônicos que ofereçam serviços pela internet". A descrição mais próxima da realidade é quando ele diz que é "um lugar onde as pessoas podem aprender habilidades tecnológicas", reforçando nosso compromisso em facilitar a vida das pessoas.
Simulando o sistema de buscas do Google, solicitei o endereço do Oficina da Net, imaginando que ele fosse capaz de fornecer o link do site. Entretanto, ele reforça o que disse anteriormente, dizendo que não pode fornecer o endereço e pede para que se faça uma busca na internet.
O ChatGPT pode substituir o Google?
Mesmo não podendo fornecer todos os mesmos serviços do Google neste momento, muitos especialistas já projetam que o ChatGPT possa realmente substituir o Google nos próximos anos. Para se ter uma ideia, Paul Buchheit, um dos principais programadores do Gmail, chegou a comentar que em um ou dois anos, o ChatGPT causará a "disrupção total" do Google.