A Yamaha revelou um protótipo de moto que permite ao veículo não caia mesmo em velocidades extremamente baixas. A tecnologia desenvolvida pela fabricante japonesa de motocicletas deverá ajudar a diminuir o número de acidentes com motos. Chamado de Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS), o sistema pode ser implementado em motos já lançadas sem modificação no quadro ou nos componentes principais.
Tecnologia da Yamaha impede moto de cair em velocidades baixas
Para demonstrar a tecnologia, foi utilizada uma Yamaha YZF-R25, que é alimentada por 250cc DOHC inline-twin com um cilindro offset. O que diferencia para o modelo de produção é a 6-axis Inertial Measurement Unit (IMU) que trabalha em conjunto com atuadores de direção.
O líder do projeto, Akitoshi Suzuki, diz:
Ao iniciar ou parar, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 3 mph, o atuador de direção conectado ao guidão assume o controle.
Segundo Akitoshi, a moto "pode se mover em velocidades de caminhada sem cair, independentemente do nível de habilidade do ciclista."
Há um motor na dianteira da moto que permite que a moto fique equilibrada mesmo quando está parada. De acordo com a Yamaha, seu sistema funciona "utilizando a dinâmica de um pêndulo invertido, como equilibrar uma vassoura de cabeça para baixo na palma da mão". Com a ajuda de atuadores adicionais no guidão, são realizadas correções finas para manter a moto em pé, semelhante à quando alguém mantem uma bicicleta em pé sem pedalar.
Desenvolvimento da tecnologia
A tecnologia Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS) foi desenvolvida utilizando conceitos que a Yamaha já tinha como, por exemplo, o Motobot (2015) e o MOTOROiD (2017). O primeiro era um robô autônomo de moto e o último um protótipo de moto que utilizava IA e tecnologia de autoequilíbrio. Akitoshi diz:
A Pesquisa e o Desenvolvimento da tecnologia AMSAS começou com a ideia de trazer as tecnologias e o know-how adquiridos com o desenvolvimento desses dois modelos.
O objetivo da Yamaha é acabar com acidentes fatais com motos até 2050. Para isso, a empresa estra trabalhando em novas tecnologias para prever obstáculos e auxiliar em manobras defensivas ou evasivas. Akitoshi fala que a companhia está somente na metade do caminho com o AMSAS e os próximos passos consistem em miniaturizar os componentes antes de entrar no estágio de produção em massa. A empresa revela que tem a intenção de levar a tecnologia AMSAS para outros tipos de veículos, além das motos.