A Guardian Agriculture foi a primeira empresa, com autorização do FAA (Federal Aviation Administration), a realizar um voo comercial com seu drone elétrico. Chamado de SC1, o drone criado pela companhia estadunidense é classificado como um eVTOL (electric vertical take-off and landing ou aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) e tem como objetivo pulverizar plantações de forma sustentável.
SC1, drone elétrico autônomo da Guardian Agriculture
O primeiro protótipo do drone da Guardian Agriculture surgiu em 2018 e era capaz de usar uma carga útil de 189 litros e hélices de 2 metros. Sem dúvidas ele era grande e era maior do que o necessário para o público-alvo, mas demonstrou uma boa escalabilidade, de acordo com a empresa.
Chamado de Eva, o segundo protótipo foi criado em 2019 e foi o primeiro a ser testado no campo. Com ele, foram realizados testes de confiabilidade, padrão de pulverização, usabilidade e precisão para vários tipos de culturas e ambientes.
Após diversos testes, muito foi aprendido com a criação do Eva (2º protótipo). O resultado disso foi a criação do SC1, a terceira geração do drone da Guardian Agriculture, que trouxe melhorias consideráveis em segurança, desempenho e confiabilidade. Seus voos de certificação da FAA aconteceram no final de 2020 obtendo seu primeiro SAC-EC (special airworthiness certificate ou certificado especial de aeronavegabilidade).
Wet weather conditions can lead to a lot of wasted down-time on the farm. The SC1 eliminates those problems by opening access to large areas of land that may be difficult to reach by ground equipment due to flooding or wet conditions. pic.twitter.com/hcZ4DmVKZX
— Guardian Agriculture (@guardian_ag) March 2, 2023
No dia 24 de abril de 2023, a Guardian Agriculture obteve autorização da FAA para operar nos EUA, tornando-se o primeiro eVTOL comercialmente autorizado no país.
Sobre o eVTOL Guardian SC1
O eVTOL SC1 da Guardian Agriculture possui uma bateria de 9,1 KWh e quatro hélices de 1,8m alimentadas por um motor elétrico de 40 hp. O drone elétrico autônomo é capaz de de cobrir 16,18 hectares (40 acres) por hora, considerando a carga e o tanque de pulverização cheio. A capacidade do tanque é de 76 litros.
A cobertura a ser feita pelo drone é totalmente programável, com possibilidade de salvar a rota para repeti-la mais vezes. Não é necessário nenhum controle manual, pois o Guardian SC1 utiliza sistema RTK/GNSS para geolocalização.
Os valores para o drone elétrico autônomo da Guardian Agriculture inicial em US$ 119 mil. Segundo a empresa, foi obtido mais de US$ 100 milhões em pedidos do drone e as entregas devem ser realizadas ainda em 2023.
Sobre a Guardian Agriculture
Fundada por Jeff Feldman Sparks e Adam Bercu em 20217, a Guardian Agriculture foi criada com o objetivo de criar tecnologias baseadas em veículos elétricos, IA (inteligência artificial) e dinâmica de voo. A primeira oportunidade encontrada pela empresa foi na agricultura e assim surgiu a ideia de criar um drone elétrico que realizasse tarefas de forma autônoma para aumentar os lucros e operar de forma sustentável ao mesmo tempo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.