O WhatsApp sempre foi um dos aplicativos mais baixados nas lojas de apps da Apple e Google, e com certeza, era o mensageiro mais utilizado pelo público em geral, principalmente no Brasil. Mas a sua liderança tem se tornado cada vez mais ameaçada por conta da repercussão de outras opções como Signal e Telegram.
Hoje (14), o WhatsApp já foi desbancado por tais aplicativos e isso tem um motivo: a repercussão negativa sobre o mensageiro verde que alterou sua configuração de privacidade, informando os usuários que a partir de então, vai coletar e compartilhar dados dos seus utilizadores com plataformas de seu ecossistema, como Facebook e Messenger.
Telegram lidera ranking da App Store
O Telegram é o aplicativo mais baixado da App Store no Brasil. Ele é um aplicativo que já era muito utilizado pelo público das terras tupiniquins, até mesmo se tornando uma opção para os usuários, quando o sistema do WhatsApp ficava fora do ar. Agora, com a nova política de privacidade do seu concorrente, as pessoas estão buscando outras alternativas, e o Telegram tem se mostrado forte nesse quesito.
Nessa semana, o Telegram aproveitou até mesmo para alfinetar o seu adversário, publicando memes no Twitter. Na última terça-feira (12), Pavel Durov, fundador do Telegram, informou o registro de mais de 25 milhões de novos usuários na plataforma, somando então mais de 500 milhões de usuários ativos.
Signal lidera na Play Store

Para os utilizadores de Android, outro mensageiro que tem se popularizado nos últimos dias é o Signal, e hoje já é o aplicativo mais baixado na Play Store brasileira. O Signal é uma plataforma até que menos conhecida que o Telegram, mas que tem ganhado força, até mesmo de influenciadores importantes como Elon Musk, o homem mais rico do mundo, que fez uma publicação no Twitter, promovendo o aplicativo.
Hoje, o investimento inicial do Signal está por volta de US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões em conversão direta), bancado pelo cofundador da plataforma, Brian Acton.