Os Stories do Telegram já podem ser acessados por usuários gratuitos do aplicativo. Após a atualização do Telegram na segunda-feira (14), os Stories, que anteriormente eram de uso exclusivo dos usuários do Premium, foram liberados para todos. Além disso, o recurso foi aprimorado, ganhando mais ajustes e tornando os stories ainda mais flexíveis em termos de privacidade e publicação.
A nova atualização do Telegram chega comemorando o 10º aniversário da plataforma. O principal destaque da nova versão do aplicativo é a utilização dos Stories por perfis gratuitos, algo anteriormente exclusivo dos assinantes do Premium. Segundo a empresa, este recurso foi de longe o mais solicitado pelos seus usuários e devido a este fato, a companhia trouxe mais aprimoramentos para ele, incluindo o modo de câmera dupla em uma única tela, configurações de privacidade granulares, opções de duração flexíveis e muito mais.
Atualização de 10 anos do Telegram: O que há de novo?
Agora todos podem acessar os Stories e publicá-los através da seção expansível localizada no topo da tela. Para acessar, basta deslizar o dedo para baixo assim que acabar de abrir o aplicativo. É possível adicionar reações nos stories de amigos, compartilhar os seus Stories, determinar quem pode ver o que você publica e ocultar stories de contatos específicos.
Um recurso interessante dos Stories no Telegram é o de utilizar a câmera de selfie junto com a principal (na traseira) do seu celular, permitindo que você filme algo que queira mostrar no lugar em que está e ao mesmo tempo tenha seu rosto sendo exibido.
Assim como no Instagram, os Stories do Telegram têm stickers (adesivos) e GIFs, além de permitir colocar a sua localização, possibilitar a marcação de amigos, adicionar textos e legendas etc. Entretanto, seu diferencial está no alto controle de privacidade do recurso.
Ao publicar um Story, é possível optar por quatro maneiras que o conteúdo pode ser visualizado pelas pessoas: Todos, Meus contatos, Amigos Próximos e Contatos Selecionados. É possível também incluir ou excluir usuários que podem visualizar a publicação, além de escolher quem nunca poderá ver seus Stories.
É interessante citar que é possível também desabilitar a captura de tela dos seus Stories, para evitar "prints" não autorizados de pessoas que veem suas publicações.
Outra funcionalidade interessante é a de escolher o tempo de duração de um Story. O usuário pode optar por 6, 12, 24 ou 48 horas. Note que cada Story publicado tem uma configuração personalizada em termos de duração e privacidade.
Outra questão interessante que foi abordada pelo Telegram é a opção de edição dos Stories. Isso é muito útil, já que as vezes esquecemos de colocar algo ou erramos alguma escrita.
É possível acompanhar também estatísticas detalhadas de visualização. Você pode visualizar a lista de pessoas que viram um Story seu e quais foram as reações delas.
Lançamento e disponibilidade
A nova versão do Telegram já está sendo disponibilizada para Android, iOS e desktop.