Não é de hoje que manifesto minha pública admiração por Elon Musk, o Iron Man, mas tenho que ser imparcial e, se o Jesus da nossa época comete um erro, tenho de falar. Claro que não foi como o "errinho" da Volkswagen que resultou em uma multa de BILHÕES de dólares à montadora, e, embora seja algo trivial, não podemos deixar passar batido, com o perdão do trocadilho.

É público e notório que uma das qualidades dos veículos da Tesla é sua excelente reputação em testes de segurança (incluindo a pontuação máxima nos testes do modelo X), ao menos até o seu último lançamento, o Modelo 3 que, pelo visto, ainda precisa de alguns pequenos ajustes.

Model 3 irreconhecível após a colisão

Quem trouxe o assunto à tona foi o usuário "Model 3 Crash Dummy" no Reddit que relatou ter sofrido um acidente que resultou em perda total em seu carro. Segundo os paramédicos ele "deveria estar morto" após o acidente, conforme relatou no fórum. 

Após muita sorte um excelente trabalho dos engenheiros que fizeram a segurança ele saiu quase ileso: machucados apenas no pé direito (por conta do acelerador) e no braço da passageira que viajava junto já que, ao sofrerem o acidente, seu braço acabou se chocando com o display central do veículo, quebrando-o e causando cortes.

O motorista ainda saiu convencido de que estava muito mais seguro no seu Tesla Model 3 do que estaria em qualquer carro a gasolina normal. "O carro está destruído, mas eu estou bem, meu tornozelo direito está inchado, mas eu ainda posso andar bem. Se este fosse um veículo de combustão interna eu estaria morto ou em uma situação muito pior. Todos as pessoas que viram a cena, dos paramédicos ao motorista do reboque disse que as pessoas geralmente não se salvam deste tipo de acidente. Já coloquei outra reserva de modelo 3 ", escreveu ele na postagem.

O controverso painel do Tesla Model 3

Embora agradecido à segurança do seu Model 3, ele apontou uma falha grave. "Minha única queixa sobre este carro é que, durante o acidente, o braço da minha passageira atingiu o display e o quebrou, o que me impediu de abrir o porta-luvas para pegar os documentos e seguro. Precisa ter uma opção manual para isso." Como o Tesla Model 3 é totalmente controlado pelo computador interno, se ele está inoperante, boa parte do carro está inoperante.

Musk ouviu falar sobre o assunto e prontamente respondeu pelo Twitter: "Adicionaremos um recurso ao software para abrir o porta-luvas automaticamente quando o carro sofrer uma colisão", disse ele.

Quanto à questão da tela central, a controvérsia existe desde sempre, principalmente porque exibe velocidades e outras informações críticas ao lado do motorista que, para vê-las, precisa desviar os olhos e a atenção da estrada. Além disso, o fato de não estar integrada ao painel (ao contrário do elétrico da Toyota, o Prius, por exemplo) e se projetando dentro do veículo pode representar outro potencial problema de segurança.