Com cinco episódios já lançados, The Last of Us não precisou de muito tempo para se consolidar como uma das grandes séries de 2023, também garantindo seu nome na lista das produções mais marcantes. Entregando o apocalipse zumbi de sua própria maneira, a série da HBO tem como diferencial o grande foco no drama e no desenvolvimento de seus personagens, fugindo do padrão do gênero.
Com ótimo roteiro, a produção tem adaptado fielmente os eventos do jogo desenvolvido pela Naughty Dog, enquanto também tem a liberdade de apresentar algumas mudanças para explorar um pouco mais certos elementos e até mesmo personagens secundários. Com o sucesso da série, a base de fãs está expandindo, o que faz com que um público renovado se apegue aos personagens da trama, e com isso surge a dúvida sobre o futuro dos personagens da trama.
Joel morrerá na primeira temporada de The Last of Us ?
Apesar de Ellie também aparecer com protagonismo no primeiro jogo da franquia criada pela Naughty Dog, Joel é o verdadeiro protagonista do título. O personagem aparece já nos primeiros minutos e é controlado pelo jogador praticamente a jornada inteira. Enquanto a trama mostra Joel como um sobrevivente que perdeu boa parte de sua humanidade após a morte de Sarah, sua filha, o jogo também desenvolve o personagem enquanto o mesmo vê em Ellie um novo motivo para lutar.
Assim como é mostrado na série da HBO, o relacionamento de ambos é complicado no início, e a garota não passa de uma carga para o sobrevivente. Porém, com o passar do tempo, o homem cria laços com a garota e começa a enxergá-la como uma filha, com este desenvolvimento sendo o pilar principal do enredo.
Em determinado momento da aventura, Joel fica gravemente ferido após um confronto, o que faz com que Ellie tenha que se virar sozinha para proteger a si mesmo e ao homem que passou a ter como figura paterna. Apesar de passar por momentos ruins, Joel se recupera para finalizar sua jornada ao lado da garota.
Tomando uma decisão extremamente importante e difícil no final do jogo, Joel escolhe salvar Ellie e impedir que os Vagalumes tentem criar uma vacina para curar a humanidade, pois o procedimento tiraria a vida da garota. Desta maneira, ambos encerram a jornada do primeiro The Last of Us com vida, o que deve ser mostrado na série da HBO.
E na segunda temporada?
No entanto, se o primeiro jogo acaba bem para Joel e Ellie, o segundo game da franquia já começa de uma maneira muito diferente. Enquanto a segunda temporada da produção já está confirmada oficialmente, os fãs que jogaram The Last of Us Part II já esperam por uma cena trágica no começo do segundo ano da adaptação.
Logo no começo do segundo jogo, Joel acaba sendo punido pela escolha que fez anos antes, quando escolheu Ellie e negou a tentativa de cura para a humanidade. O que acontece é que ao tomar essa decisão, o sobrevivente foi obrigado a matar o médico que realizaria o procedimento, e algo que parecia não ter tanto peso na época, na verdade tornou-se uma obsessão para alguém: Abby, a filha do médico.
Após anos pensando no dia em que finalmente vingaria seu pai, Abby finalmente encontra Joel quase que por acaso, e assim executa sua grande vingança. Joel é morto de forma brutal na frente de Ellie, imobilizada, enquanto a garota chora e entra em estado de choque. Com a fidelidade da série da HBO, principalmente com relação a grandes acontecimentos, podemos esperar que o personagem interpretado por Pedro Pascal tenha o mesmo destino no começo da segunda temporada.