O sucesso de The Last of Us na HBO está fazendo com que a base de fãs da franquia criada pela Naughty Dog cresça ainda mais, com o nome da marca sendo expandido para uma outra mídia totalmente nova. Com isso, é comum que mais pessoas demonstrem interesse em descobrir mais sobre os personagens da trama.
Após o sexto episódio da série, uma dúvida surgiu para muitos telespectadores com relação a Joel, o personagem principal interpretado por Pedro Pascal (The Mandalorian). No episódio em questão, em diferentes momentos Joel sente algum tipo de desconforto e parece perder os sentidos. Mas afinal, qual é a doença do sobrevivente?
Qual é a doença de Joel em The Last of Us?
Embora as crises de Joel possam parecer ter relação com algum problema cardíaco ou outras doenças do tipo, na verdade o sobrevivente de The Last of Us sofre de outro mal, que também requer cuidado. Joel sofre de ansiedade e esta é a explicação para suas crises repentinas. Quando parece perder os sentidos, o personagem não está sentindo dor alguma, mas sim um imenso desconforto e está mergulhado em uma crise de pânico, o que pode ser explicado com a sua conexão com Ellie.
Após ter visto sua filha morrer de uma maneira tão trágica, na cena mostrada no primeiro episódio da adaptação, Joel agora está recuperando sua humanidade e instintos paternos conforme cria uma ligação cada vez maior com a garota que é a última esperança da humanidade. Sendo assim, os ataques de pânico de Joel são causados pelo medo que o homem tem de perder a garota e acreditar que seria totalmente sua culpa, o que o faria reviver pesadelos terríveis do passado.
Joel sofria de ansiedade nos jogos da franquia
Embora o assunto nunca tenha sido debatido de maneira direta ou sequer revelado, a verdade é que Joel também sofria de ansiedade nos jogos desenvolvidos pela Naughty Dog. No prólogo do jogo, logo nos minutos iniciais, enquanto controlamos Sarah, podemos encontrar medicamentos contra a ansiedade que pertencem ao pai da garota.
Agora, assim como faz com alguns outros elementos que não tiveram tanto destaque nos games, a adaptação da HBO se aprofundou um pouco mais no problema encarado pelo personagem.