The Last of Us foi extremamente aguardada pelos fãs, que apontava a produção da HBO como uma das maiores séries do ano. O fato é que agora, em março de 2023, já é possível afirmar que o sucesso se confirmou. Embora a adaptação não seja unanimidade, a recepção geral por parte dos críticos e do público é excelente.
Apontada por muitos como a melhor adaptação de games já feita, a série de The Last of Us entrega um conteúdo bastante fiel, com direito a cenas praticamente iguais ao do jogo, apesar de também ter reservado espaço para mudanças que podem ser consideradas significativas. Por isso, preparamos esse texto para te contar as grandes mudanças entre o jogo e a série.
Foco na no drama / Ação deixada de lado
Enquanto The Last of Us é um jogo que possui uma ótima narrativa, que faz com que sua trama se mantenha interessante por mais que seja clichê e simples, o título desenvolvido pela Naughty Dog também se apoia bastante em elementos de ação/tensão do gameplay para entregar uma jornada marcante.
Na série da HBO, o foco narrativo se torna muito mais forte e o drama ganha muito mais força, enquanto a ação é deixada de lado em quase todos os episódios. Muitos trechos de gameplay do jogo foram abandonados, com a série focando apenas no drama de certos momentos.
Menos infectados
Também se encaixando com o foco maior que a série deu para o drama dos personagens em si, outra diferença da adaptação é ter uma presença muito menor de infectados. Enquanto no jogo este era um elemento bastante presente, com os infectados transmitindo constantemente a sensação de urgência e tensão aos jogadores, na série isso fica de lado.
Enquanto o foco maior é no desenrolar de relações e desenvolvimento de personagens, a produção da HBO preferiu seguir por um caminho que dá menos destaque para os infectados, até mesmo retirando-os de momentos que apareciam com importância no jogo devido ao gameplay.
Mais sobre o Cordyceps
A série da HBO acaba mostrando mais sobre o Cordyceps, inclusive contando com uma primeira cena que é totalmente original da adaptação. No primeiro episódio, vemos uma conversa em um programa de TV com um especialista alertando a todos sobre a evolução de fungos. Com o diálogo ocorrendo anos antes do surto, o especialista avisou a todos exatamente sobre o que viria a acontecer, com o mundo saindo de controle devido à pandemia causada por um fungo.
A série também acaba revelando que o fungo se espalhou pelo mundo através da farinha, algo que não era dito diretamente em nenhum jogo da franquia, apesar do primeiro título desenvolvido pela Naughty Dog ter dado pistas sobre isso.
Sarah aparece por mais tempo
The Last of Us coloca os jogadores no controle de Sarah, a filha de Joel, nos primeiros minutos de gameplay. Após o começo do jogo, rapidamente começamos a controlar o personagem principal. Na série, a personagem acabou ganhando mais importância e tempo de tela, com o primeiro episódio tendo grande foco na garota. Desta maneira, a série consegue fazer com o público se conecte ainda mais com a personagem, antes do desfecho dramático que ocorre no final do primeiro episódio.
A participação de Bill é diferente
No jogo da Naughty Dog, Bill é um sobrevivente que ajuda Joel e Ellie quando ambos precisam de um carro para continuar sua jornada. No título, Bill salva a vida de Joel e participa de momentos tensos de gameplay, enquanto protagoniza uma série de provocações com Ellie, com ambos discutindo bastante.
Já na série da HBO, o que vemos na verdade é completamente diferente. O episódio de Bill é focado na sua relação com Frank, seu companheiro que no jogo já estava morto. Neste que provavelmente é o episódio mais dramático da série, vemos o desenvolvimento da relação de Bill e Frank, com um final tocante e impactante. Na adaptação, Bill já está morto quando Joel e Ellie buscam por sua ajuda.
História se passa em um ano diferente
No jogo, a pandemia do fundo Cordyceps acontece em 2013, que é o mesmo ano no qual o título foi lançado pela primeira vez no PlayStation 3. Sendo assim, Joel e Ellie se conhecem e iniciam sua jornada 20 anos depois, em 2033.
Já na série da HBO, o surto de Cordyceps acontece em 2003, e Joel conhece a garota em 2023, o mesmo ano de lançamento da série.
Sem esporos
Os esporos são bastante perigosos na franquia de games da Naughty Dog, sendo um elemento importante nos títulos. Com o mundo devastado pela pandemia de Cordyceps, todas as pessoas, com exceção da Ellie que é imune, podem ser infectadas por respirar esporos do fungo, o que faz com que seja necessário utilizar máscaras em locais fechados que estejam contaminados. Na série da HBO o elemento foi deixado de lado, com a produção ignorando totalmente a contaminação através dos esporos.
O desfecho de Tess
Tanto a série quanto o jogo mostram Tess "se sacrificando" para que Joel possa escapar com Ellie. Ganhando tempo para que o homem possa completar a jornada que pode mudar o destino da humanidade, no jogo Tess, quando já está contaminada, fica para trás para combater soldados da FEDRA.
Na série da HBO, a personagem também já está infectada no momento de sua morte, porém fica para trás com a intenção de atrasar uma horda de infectados.