Embora o Twitter tenha lançado em junho do ano passado a funcionalidade de enviar tweets com áudio, ainda ficou uma limitação para os usuários da rede social, responsável por diminuir a acessibilidade. Felizmente, a empresa finalmente está implementando o recurso de gerar legendas automaticamente quando o usuário clica no botão "CC" ao reproduzir o áudio postado. A funcionalidade está disponível por enquanto somente nos celulares com iOS, pois os tweets com voz ainda não chegaram para os smartphones Android.
Atualmente, as legendas automáticas podem ser geradas em inglês, japonês, português, turco, árabe, hindi, francês, indonésio, coreano e italiano. A novidade só aparecerá em tweets de voz que foram postados agora, pois a legenda precisa ser gerada na criação da publicação segundo a informação obtida pelo site The Verge.
We took your feedback and we’re doing the work. To improve accessibility features, captions for voice Tweets are rolling out today.
— Twitter Support (@TwitterSupport) July 15, 2021
Now when you record a voice Tweet, captions will automatically generate and appear. To view the captions on web, click the “CC” button. https://t.co/hrdI19Itu6 pic.twitter.com/pDlpOUgV6l
Pedido de usuários para a implementação das legendas veio desde a estreia dos áudios no Twitter
Desde junho de 2020, quando a função de enviar áudios no Twitter estreou, os críticos criticaram de imediato a falta de legendas. Entretanto, a empresa se manifestou na ocasião e disse que não havia uma equipe dedicada à acessibilidade e dependia de seus funcionários para trabalhar horas adicionais e desenvolver estes recursos. A partir daquele momento, a companhia formou equipes de acessibilidade com a promessa de adicionar legendas automatizadas em 2021.
O gerente de acessibilidade global do Twitter, Gurpreet Kaur, diz:
"Embora ainda seja cedo e saibamos que não será perfeito no início, é uma das muitas etapas que estamos tomando para expandir e fortalecer a acessibilidade em nosso serviço e esperamos continuar nossa jornada para criar um serviço verdadeiramente inclusivo."
O que você achou da novidade apresentada pelo Twitter? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!