O Twitter começou a exibir para todos a opção de "dislike" para as postagens (tweets). Anteriormente, esta opção estava sendo testada, mas agora a empresa diz que o recurso foi disponibilizado para o público geral.
O "downvote ("voto negativo") foi testada inicialmente com um grupo restrito de usuários, mas de acordo com o Twitter, o recurso será disponibilizado em breve para os usuários do Android e do iOS. Entretanto, ao invés de ser como no Reddit, onde há a exibição pública do número de "dislikes", a rede social optou por ocultar este dado.
We've been testing how we can surface the most relevant replies within Tweets with the use of downvoting on replies. As we're expanding the experiment to a global audience, we want to share a little about what we have learned thus far!
— Twitter Safety (@TwitterSafety) February 3, 2022
👇 https://t.co/wM0CpwRgo6
Quais foram as conclusões sobre o voto negativo no Twitter após os testes
De acordo com o Twitter, através dos testes realizados com um pequeno grupo de usuários da rede social, percebeu-se que o voto negativo era utilizado em respostas ofensivas ou irrelevantes. A empresa diz:
"Esse experimento também revelou que o voto negativo é a maneira mais usada para as pessoas sinalizarem conteúdo que não querem ver."
A conclusão sobre o downvote é a de que ele "melhora a qualidade das conversas no Twitter". Os "dislikes" são uma maneira simples dos usuários darem feedback sobre um conteúdo online, mas eles podem vir a ser problemáticos se utilizados em campanhas de assédio direcionado e acabarem tornando o algoritmo do Twitter propenso a silenciar opiniões divergentes.
Twitter e YouTube mostram caminhos opostos
No final do ano passado, devido a experiências ruins de ataques a criadores de conteúdos e vídeos specíficos, o YouTube parou de exibir o número de "dislikes", sendo exibido somente para o autor do vídeo. Ao mesmo tempo, o Facebook chegou a testar os "dislikes", mas não chegou a implementá-lo.
YouTube chegou a cortar a exibição do número de dislikes em sua plataforma
O que você achou desta nova opção no Twitter? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!