O Twitter planeja evitar print screen/screenshots (capturas de tela) em sua plataforma. A informação foi relatada pelo site betanews, onde é dito que o objetivo da empresa é aumentar o engajamento (interações) na rede social e estimular o compartilhamento de links de tweets ao invés de imagens das publicações.
Foi confirmado pelo Twitter que já estão havendo testes para a exibição de avisos quando alguém tenta realizar a captura de tela de um tweet. Embora o sistema ainda não impeça que os usuários realizem o print screen, ele incentiva a pessoa a utilizar outras opções. Uma das primeiras pessoas a relatar sobre o recurso foi Jane Manchun Wong.
Twitter is trying to persuade me to Share Tweet or Copy Link instead of taking a screenshot of the Tweet pic.twitter.com/vwFYNsf003
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) October 6, 2022
as well as explicitly encouraging people to share Tweets with anyone “even if they’re aren’t on Twitter yet” https://t.co/ryc2fIxzo1
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) October 6, 2022
Twitter quer que usuários parem de tirar print de tweets
O Twitter quer incentivar os usuários da rede social a pararem de dar print screen (captura de tela), pois pensa que assim pode haver uma interação maior dentro de suas plataformas. A empresa quer que as pessoas compartilhem os links das postagens ao invés de imagens das publicações. Entretanto, há diversos motivos para compartilhar capturas de tela ao invés de links.
Os usuários do Twitter utilizam a captura de tela (print screen ou screenshot) devido aos seguintes motivos:
- O tweet foi excluído
- O tweet foi editado
- Diminuir o envolvimento de pessoas desconhecidas com o autor do tweet
- Atenuar a interação de um tópico desagradável no Twitter
Sem previsão ainda
No momento o recurso e avisos incentivando os usuários a utilizarem outros meios de compartilhamento de conteúdo do Twitter que não a captura de tela está sendo testado com alguns usuários do sistema operacional iOS (celulares da Apple, os iPhones). Ainda não se sabe quando e como a empresa de fato irá implementar a novidade em sua plataforma.
O que achou da decisão do Twitter? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!