O Twitter teve parte do seu código-fonte vazado através do GitHub, uma plataforma administrada pela Microsoft que é utilizada para o desenvolvimento de diversos projetos de programação para a criação de programas. A informação veio através do New York Times, onde é dito que o ocorrido foi revelado em um processo judicial na última sexta-feira (24/03).
Na descrição do processo judicial, onde é citado sobre o vazamento do código-fonte, o Twitter afirma que descobriu que parte do código-fonte de sua plataforma foi disponibilizado no GitHub. Porém, não é dito quanto tempo faz que o código-fonte do Twitter está no GitHub. A empresa acredita que o código estava lá há "pelo menos vários meses".
O processo do Twitter contra o GitHub
Neste momento, o Twitter está tentando obrigar o GitHub, através de um processo judicial, a revelar a identidade da pessoa que realizou o upload do código-fonte e também informações de usuários que baixaram. De acordo com o New York Times, os executivos do Twitter pensam que o código vazou através de ex-funcionários da empresa que foram demitidos no final de 2022, que foi quando Elon Musk assumiu o controle como proprietário e CEO.
Os desenvolvedores do Twitter e Elon Musk provavelmente estão pensando em maneiras de se utilizar a parte do código-fonte vazada para evitar o pior. No início deste mês de março, o Twitter sofreu com uma grande interrupção por conta de falhas em suas APIs. Se um ataque hacker utilizar o código fonte do Twitter, o resultado por ser ainda pior.