Usar uma VPN pode ser uma alternativa interessante para continuar utilizando um serviço que esteja bloqueado no Brasil. O X (antigo Twitter), por exemplo, corre o risco de ser bloqueado no país após polêmicas entre o bilionário Elon Musk e o Supremo Tribunal Federal do Brasil. Diante disso, pode ser que seja realmente necessário configurar uma VPN no seu dispositivo, caso queira continuar utilizando o serviço. Veja como fazer isso.
O que é uma VPN?
Uma VPN, ou rede privada virtual, é como um túnel secreto que você usa para navegar na internet. Ela é boa por dois motivos. Primeiro, quando você se conecta a uma VPN, ela protege suas informações, como senhas e dados pessoais, criptografando-os. Isso significa que ninguém mais pode ver ou acessar essas informações, mantendo sua navegação segura e privada.
Além disso, uma segunda coisa que a VPN faz é ajudar você a acessar coisas na internet que normalmente não conseguiria. Por exemplo, se um site ou aplicativo estiver bloqueado em sua região, uma rede VPN pode "camuflar" seu IP original e fazer ele parecer ser de um país em que o site está disponível, sendo uma forma de contornar essa restrição e acessá-lo de qualquer maneira.
Então, basicamente, uma VPN é como uma capa de invisibilidade para sua atividade online, seja protegendo sua privacidade ou permitindo que você acesse mais conteúdo na internet.
Opções de VPN
Primeiro, você precisa escolher uma VPN confiável. Existem muitas opções disponíveis na internet, então é importante fazer uma pesquisa e escolher uma que ofereça segurança e privacidade.
Algumas opções conhecidas de VPN pagos no Brasil são:
- ExpressVPN (clique para acessar o site oficial)
- NordVPN (clique para acessar o site oficial)
- CyberGhost (clique para acessar o site oficial)
Se preferir serviços grátis, as opções mais conhecidas são:
- Privado VPN (clique para acessar o site oficial)
- Proton VPN (clique para acessar o site oficial)
- TunnelBear VPN (clique para acessar o site oficial)
Independente da opção que você escolher, o processo é praticamente o mesmo em todos os serviços. Primeiro, você deve baixar e instalar o software no seu computador. Depois você deve configurar a VPN, alguns aplicativos dão a opção de escolher qual país você quer usar o IP, por exemplo. Daí então você ativa o serviço e pronto, está conectado.
Como usar VPN para acessar um site bloqueado no Brasil?
Tempo necessário: 6 minutos
Agora vou te mostrar como usar VPN para acessar um site bloqueado no Brasil. Neste tutorial, escolhi usar o TunnelBear VPN, uma opção grátis e uma das mais confiáveis do mercado. Veja o passo a passo.
Acesse o site da TunnelBear: Secure VPN Service;
Clique no botão verde "Get TunnelBear Now";
Na próxima página, serão exibidos três opções de planos. Aqui, optamos pelo versão Free, por isso clicamos no botão Try for free;
O download do programa começa logo em seguida. Aguarde o programa ser baixado e depois clique em Abrir;
Agora no processo de instalação, é só avançar as janelas, como clicando em Install nesse primeiro passo;
Numa determinada tela, você vai precisar criar uma conta, inserindo um email válido e senha;
Nas próximas telas, vá clicando em Next;
Agora você precisar abrir o seu email para Verificar sua conta;
Depois que verificar, volte no programa do TunnelBear e clique em Verified. Caso não tenha recebido o email de confirmação, você pode também tentar enviar novamente clicando em Resend email, ou você também pode colocar outro endereço de email clicando em Sign up with a different email;
Agora instalado, você pode ligar a VPN clicando na chave OFF/ON na parte superior da tela;
Pronto! Sua VPN já está ativa e você pode acessar tranquilamente os serviços bloqueados no Brasil. Para isso, você pode escolher um outro país de destino, como Peru, Colômbia, México, Argentina, Nigéria, Kenya, Portugal, Irlanda e outras opções. É só você arrastar o mouse no mapa e escolher o destino do seu IP.
Quando quiser voltar ao normal, basta clicar novamente na chave ON/OFF para desligar a rede VPN.
Assim, quando estiver conectado a rede usando uma rede VPN, você pode acessar sites bloqueados no Brasil.