Na manhã deste sábado, 17 de agosto, os funcionários do X, (antigo Twitter), no Brasil, foram surpreendidos por uma reunião de emergência. Durante o encontro, foi comunicado o encerramento das operações da plataforma no país e a demissão de toda a equipe. A decisão, que afetou cerca de 40 colaboradores, ocorreu de forma abrupta e deixou muitas dúvidas no ar. Em nota, a rede social culpou o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

X demite todos os funcionários e encerra atividades no Brasil

A convocação de última hora para uma reunião no final de semana pegou muitos funcionários desprevenidos. De acordo com o Tecnoblog, alguns deles nem sequer conseguiram participar, pois não viram o convite a tempo. Para aqueles que estiveram presentes, as informações fornecidas foram escassas.

Fontes internas indicam que a decisão de Elon Musk de retirar o X do Brasil está ligada a descontentamentos com recentes decisões judiciais no país. Entre elas, a exigência de remoção de perfis e publicações, além da obrigação de fornecer dados de usuários às autoridades. Ontem (16), noticiamos aqui o aumento da multa aplicada por Alexandre de Moraes a rede social por não ter atendido uma ordem judicial que determinava o bloqueio de certos perfis da plataforma.

Tais exigências foram vistas como ameaças à liberdade de expressão e à segurança dos funcionários da empresa, segundo relatos de gestores presentes na reunião. A nota, publicada na rede social, diz:

Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.

Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.

Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático.

O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes."

O X (Twitter) vai parar de funcionar no Brasil?

Embora a operação tenha sido encerrada e os funcionários dispensados, ainda não está claro se o aplicativo X continuará acessível aos usuários brasileiros. Em teoria, a plataforma pode seguir funcionando sem uma equipe local, mas a ausência de suporte e gestão no país pode impactar negativamente a experiência dos usuários e o cumprimento de determinações legais.

Com informações do Tecnoblog.