Após mais de um mês de bloqueio, a rede social Twitter, agora conhecida como X, começou a ser desbloqueada no Brasil. A liberação foi autorizada ontem (9) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e as operadoras de internet estão gradualmente restaurando o acesso à plataforma. Na redação do Oficina da Net realizamos o teste e a plataforma realmente voltou a funcionar.
O X está voltando de forma gradual
Desde a tarde da última terça-feira (8), diversos usuários começaram a relatar que já conseguem acessar o X. No entanto, nem todos estão com acesso completo, e alguns ainda encontram dificuldades até mesmo para entrar na tela de login. Isso ocorre porque o desbloqueio não acontece de forma imediata para todos os usuários.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) explicou que o processo de liberação pode levar alguns dias. Isso acontece porque o Brasil possui mais de 20 mil provedores de internet, e cada um precisa fazer o desbloqueio em suas redes de forma gradual.
Com o retorno do X ao Brasil, o perfil oficial da rede social se manifestou em resposta ao desbloqueio:
X is proud to return to Brazil. Giving tens of millions of Brazilians access to our indispensable platform was paramount throughout this entire process. We will continue to defend freedom of speech, within the boundaries of the law, everywhere we operate.
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) October 8, 2024
-------------------
O…
Por que o X estava bloqueado no Brasil?
O X foi bloqueado no Brasil após a plataforma não acatar decisões do STF. O principal motivo envolveu o não cumprimento de ordens judiciais relacionadas ao combate a grupos e indivíduos envolvidos no chamado "inquérito das milícias digitais", que investiga ações de ataques à democracia e às instituições do país.
O bloqueio também teve consequências para o empresário Elon Musk, dono da rede social. Ele foi incluído no mesmo inquérito que investiga grupos que promovem discursos de ódio e desinformação online, com o objetivo de minar a estabilidade democrática.