Há alguns meses atrás a Uber estava testando um novo recurso de segurança para implementar para todos o código de segurança em viagens. Agora a empresa anunciou que nos próximos dias, os usuários brasileiros poderão utilizar a nova ferramenta que trará benefícios tanto para o motorista quanto para o passageiro. O novo sistema de segurança é a checagem via PIN ou código de verificação (U-Código), onde uma senha será mostrada para o passageiro em seu app que será fornecida ao motorista para a checagem no intuito de comprovar que ambos estão realizando a viagem correta.
Novo recurso poderá ser ativado diretamente pelo app
O novo recurso poderá ser ativado pelo passageiro diretamente pelo app da Uber através da opção "Confira a sua viagem". Com a função ativada, será criada uma senha de 4 dígitos. Dessa forma, haverá opção de enviar o código de verificação em todas as viagens ou apenas nas que forem feitas entre as vinte e uma horas e as 6h.
O aplicativo orienta ao usuário que tenha optado pelo novo recurso da verificação de código para que ele só entre no carro após a confirmação dos números. Com isto, o passageiro terá além do nome, foto do motorista, placa e modelo de carro, um código para assegurar que a viagem é mais segura ainda. O diretor do Tech Center da Uber no Brasil diz:
"Acreditamos que a tecnologia é uma importante aliada para aumentar a segurança de todas as pessoas que usam o nosso aplicativo. Temos um time de especialistas que trabalha diariamente para desenvolver recursos que possam trazer mais tranquilidade para usuários e motoristas parceiros. Continuamos focados em trazer ainda mais inovações para a América Latina ao longo de 2020"
A revelação da nova funcionalidade foi feita durante o evento global da Uber, realizado em São Paulo no ano passado. Durante a conferência, a empresa também informou que está trabalhando com tecnologias avançadas que se utilizam, por exemplo, de ultrassom para transmitir de forma automática a senha. Futuramente, a companhia pretende fazer com que os números recebidos pelos passageiros passem de forma automática para o motorista para que o usuário receba a confirmação no seu smartphone (como uma vibração).
Mais recursos anunciados pela Uber para o ano de 2020
Foram anunciados também outros recursos que ficarão disponíveis ao longo do ano de 2020 para os usuários. Um deles, a U-Ajuda, já foi disponibilizado no início da semana passada. Confira abaixo quais serão eles de acordo com o informado pela Uber:
U-Ajuda (Checagem de rota) - Potencializando o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, a Uber pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota. Se uma parada não prevista for sinalizada, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, indicando as ferramentas de segurança que podem ajudar a obter o apoio necessário.
A partir de hoje, todos os motoristas parceiros e seus passageiros podem contar com a segurança do U-Ajuda: checagem de rota. Durante a viagem, se ocorrer uma parada longa e inesperada, enviaremos uma notificação com as ferramentas necessárias para você buscar ajuda. pic.twitter.com/cAhPcXgJyh
— Uber Brasil (@Uber_Brasil) January 21, 2020
U-Áudio (Gravação de áudio) - Motoristas parceiros e usuários passarão a ter a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso - se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.
Verificação de documentos - Com o objetivo de prevenir que pessoas mal-intencionadas usem o aplicativo, a Uber começou a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil ainda esse ano.
U-Selfie (Selfie com movimento) - Além da selfie que o motorista parceiro já faz de tempos em tempos para ficar online, o recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados - como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o motorista é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros.
Relato de problemas durante a viagem - Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o usuário e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais viagens juntos na plataforma da Uber.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.