A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta quinta-feira (9) a criação do aplicativo Mobizap SP, um concorrente do Uber e 99Táxi, que promete tornar a mobilidade urbana da cidade mais acessível. O Mobizap SP vai funcionar como uma plataforma individual de passageiros e promete oferecer uma opção mais econômica de transporte individual. Para os usuários, a vantagem do serviço é que ele não vai cobrar a tarifa dinâmica, que muda o preço se o número de viagens estiver maior naquele dia e horário.
Prefeitura de SP anuncia Mobizap, novo concorrente do Uber
Em vez de uma cobrança dinâmica, o Mobizap terá uma taxa de administração de 10,95% para os motoristas, o que também é menor do que a cobrada pelas empresas privadas. O serviço também terá normas específicas de segurança, como o "botão de pânico" que aciona a polícia militar imediatamente.
Como vai funcionar?
O Mobizap SP vai funcionar exatamente como o Uber e 99Táxi, por meio de um um aplicativo. Para utilizar o aplicativo, é necessário fazer um cadastro informando dados pessoais como nome, e-mail e número de telefone. Em seguida, é possível escolher se deseja atuar como motorista, passageiro ou ambos. O aplicativo pode ser baixado tanto em celulares Android como também iOS.
Uma vez cadastrado, o passageiro poderá solicitar uma corrida indicando a sua localização e destino. O aplicativo mostrará os motoristas disponíveis na região e o tempo estimado para que cheguem ao local de partida. O pagamento poderá ser realizado em dinheiro, cartão de crédito, débito ou crédito no próprio aplicativo.
Por sua vez, os motoristas também precisam se cadastrar no aplicativo para começar a receber chamadas de passageiros. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a taxa de administração, que é obrigatória para os motoristas, será fixada em 10,95%, o que representa uma redução em relação às taxas cobradas pelos aplicativos privados.
Quanto à segurança, o Mobizap SP promete adotar medidas importantes tanto para o motorista como os passageiros. Por exemplo, vai ser exigido uma foto (selfie) no momento do cadastro, e também será disponibilizado um "botão de pânico" para acionar a polícia militar em caso de emergência.
Mercado acirrado
Embora a Prefeitura de São Paulo tenha afirmado que o Mobizap SP busca tornar a mobilidade urbana da cidade mais acessível, há opiniões divergentes sobre o impacto da entrada de mais um concorrente no mercado. Alguns especialistas em transporte afirmam que a concorrência pode levar a uma redução nas tarifas cobradas pelos aplicativos, beneficiando os usuários. No entanto, há preocupações de que a competição acirrada entre as empresas possa levar à precarização das condições de trabalho dos motoristas.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o trabalho em aplicativos de transporte ou de entregas tem crescido de forma acelerada nas principais capitais do Brasil. Em 2021, o número de brasileiros que trabalham em plataformas digitais de transporte e entregas chegou a 1,4 milhão. Esse cenário levou à discussão sobre a regulamentação das empresas de aplicativo que operam no transporte particular remunerado de passageiros e à instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos na cidade de São Paulo.
Fonte: Prefeitura de São Paulo, Mobizap SP