O Banco Central liberou as transações de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp. O anúncio foi feito pela Cielo na noite de terça-feira (04), empresa responsável por administrar o serviço em parceria com o Facebook Pay. A novidade já está em funcionamento, mas só para alguns usuários até agora.
Assim, usuários do app poderão realizar transações dentro do próprio aplicativo, mas haverá limite de envio e recebimento num primeiro momento. O Facebook, dono do whatsapp, informou também que inicialmente o serviço será limitado somente a alguns aparelhos, para um teste final. A parceria envolve Cielo, Visa, Mastercard e o Facebook Pay.
A Cielo disse em nota que com a nova solução "será possível fazer transferências entre contas 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, além de acompanhar o histórico de transações". A empresa informou ainda que haverá um limite diário e mensal para a quantia de dinheiro que você poderá enviar e receber de seus contatos no WhatsApp. Segundo a divulgação, os limites serão de:
- Envio de até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação;
- Recebimento de até 20 transações por dia ou limitado a R$ 5.000,00 por mês.
Como fazer pagamentos e transferências pelo Whatsapp
Para fazer transferências, será necessário cadastrar um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo, de um dos emissores participantes, bandeiras Visa e Mastercard - a consulta dos cartões aceitos pode ser feita no momento da transferência. O WhatsApp e o Facebook não cobrarão taxas para enviar ou receber dinheiro.
Passo 1 - Para iniciar uma transferência, você precisará acessar o campo 'anexo' que fica ao lado da caixa de envio das mensagens do aplicativo (tenha cuidado e preste atenção para estar na janela de conversação da pessoa que receberá o dinheiro):
Passo 2 - Selecione o novo campo disponiblizado pelo app de 'pagamento'. OBS: O Whatsapp deve liberar a ferramenta somente para alguns aparelhos inicialmente. Novas atualizações do app devem expandir o serviço.
Passo 3 - Digite o valor que você deseja transferir:
Passo 4 - Você precisará criar um PIN de segurança (senha com 6 dígitos) para proteger os seus dados no Facebook Pay:
Passo 5 - É necessário então cadastrar um cartão de débito (você pode consultar por um link na página quais cartões são aceitos)
Passo 6 - Valide seu cartão e aprove a transferência clicando no botão PAGAR
Passo 7 - Pronto! O pagamento foi efetuado e a mensagem de conclusão foi enviada ao destinatário!
Tutorial em vídeo
Segurança nas transferências pelo Whatsapp
Fernando Teles, Country Manager da Visa do Brasil, disse que as operações são totalmente seguras. "Ouvimos em primeira mão dos consumidores locais que segurança é um ponto importante quando pensam em enviar pagamentos móveis a amigos e familiares. A nossa tecnologia Token reforça ainda mais a segurança, deixando os consumidores brasileiros mais confiantes ao fazerem pagamentos digitais, uma vez que a solução remove as informações de pagamento sensíveis e converte os dados do consumidor em tokens", frisou.
O Facebook reforçou que ao atingir o limite especificado, o usuário não poderá enviar nem receber pagamentos. Além disso, mesmo com o serviço totalmente gratuito, o banco do usuário poderá estabelecer outros limites para o envio e o recebimento de dinheiro, bem como a cobrança de taxas.
Para acompanhar as transações e o histórico de pagamentos, o usuário deve ir em:
- Configurações/Ajustes do WhatsApp;
- Ir em Pagamentos (visualizará o histórico de transações)
A Cielo reforça que o usuário deverá ainda ter alguns cuidados para não ser vítima de golpes. Não compartilhar o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay ou o código de verificação são meios de evitar isso. Um criminoso pode fingir ser seu amigo ou familiar, e até uma empresa, para tentar obter seus dados pessoais. Nunca divulgue estes dados.
Uma mensagem suspeita pode ser bloqueada e denunciada por meio do app em Bloquear > Denunciar e bloquear.
Outras dicas para manter seus dados a salvo e evitar cair em golpes, envolvem:
- Ative o bloqueio por impressão digital, Touch ID ou Face ID no seu aparelho. Você precisará desbloquear seu app toda vez que abri-lo.
- Defina uma senha segura para a tela de bloqueio do seu aparelho. Evite senhas fáceis de adivinhar, como datas de aniversário, endereços, números de telefone, combinações numéricas simples, nomes de animais de estimação etc.
- Ative a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Ao ativar a confirmação em duas etapas, você precisará digitar o PIN de seis dígitos toda vez que quiser confirmar seu número no WhatsApp (por exemplo, ao mudar de aparelho).
- Se seu celular foi perdido ou roubado, entre em contato com seu banco e no site WhatsApp.com e selecione Fale conosco.