O WhatsApp Pay foi aprovado recentemente pelo Banco Central e já está disponível para alguns usuários, que podem utilizar a nova funcionalidade para efetuarem pagamentos para contatos por meio do aplicativo, sendo possível enviar ou receber transferências de forma rápida.
A novidade finalmente está disponível para os brasileiross e deve ajudar os mais de 10 milhões de micro/pequenas empresas atualmente operando no país a proporcionarem uma melhor experiência de compra para o cliente. A função não fica restrita a somente pessoas jurídicas (com CNPJ), o recurso fica disponível para pessoas físicas, o que significa que você pode mandar dinheiro para os seus amigos e/ou família, seja para ajudar a pagar alguma conta ou dividir aquela pizza de sexta-feira a noite.
Para que serve o WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay chegou com a proposta de ser uma carteira digital simples e intuitiva, permitindo que os usuários do mensageiro possam efetuar pagamentos de forma rápida para outros usuários ou comerciantes que atendem através da versão business. Apesar de ter sido aprovado pelo BC e de já estar disponível no Brasil, a novidade infelizmente ainda não chegou para todos através da versão estável do aplicativo.
Para que seja possível usar a função de pagamentos é preciso que outro contato que já possui a função faça um envio de dinheiro, dessa forma o recurso será desbloqueado e você já poderá utilizar a conta de pagamentos. Outra maneira é aguardar até que a funcionalidade seja disponibilizada para todos, porém ainda não sabemos quando isso irá acontecer.
Através do WhatsApp Pay é possível solicitar ou enviar dinheiro sem taxas ou tarifas, pelo menos entre pessoa física. A carteira também tem integração com o Facebook Pay, permitindo pagar por anúncios ou serviços oferecidos pelo Facebook.
Para onde vai o dinheiro?
Talvez essa seja uma das perguntas mais feitas pelos usuários da nova carteira digital, visto que durante o cadastro não está muito claro para onde irá o dinheiro recebido utilizando essa nova modalidade de pagamentos, porém a resposta é bem simples: o valor é depositado na conta bancária vinculada ao seu WhatsApp Pay. Durante o cadastro é possível vincular um cartão de débito que será usado para o envio ou recebimento de transferências entre contatos que possuem a novidade desbloqueada no aplicativo.
Crie sua conta
Como previamente explicado, peça a um contato que já possui a aba de pagamentos no aplicativo para te enviar uma solicitação de dinheiro, dessa forma será possível acessar o menu de cadastro. Também é recomendado verificar se o mensageiro está atualizado, para isso utilize os links abaixo de acordo com seu sistema operacional:
1º Passo:
Logo após o contato ter feito o envio do pagamento toque sobre 'Aceitar' e em seguida pressione sobre o botão 'Começar', e em seguida leia as orientações sobre o uso da conta. Tendo feito isso você deverá criar um PIN de seis dígitos que será utilizado para autorizar as transações.
2º Passo:
Aceite os termos de uso para que seja possível prosseguir com o cadastro. Em seguida adicione um cartão de crédito ou débito dos bancos conveniados com o serviço, posteriormente verifique o cartão através de um código enviado via SMS.
3º Passo:
Assim que o cartão for verificado você já poderá utilizar o WhatsApp Pay. Assim que você receber um pagamento verá a mensagem na conversa e receberá uma notificação no seu banco. Veja:
Solicite ou envie dinheiro
Por fim, caso queira solicitar ou enviar dinheiro é muito simples, na tela inicial acesse o menu lateral direito e siga até a opção de 'Pagamentos', em seguida toque sobre o botão 'Novo pagamento' (no canto inferior direito) e selecione o contato que deseja pagar - ou solicitar - e defina o valor. Também é possível adicionar uma descrição.
O que achou deste artigo? Já testou o WhatsApp Pay? Compartilhe a dica com seus amigos!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.