O WhatsApp anunciou recentemente que vai passar a funcionar sem internet. A novidade deve beneficiar os usuários que residem em regiões onde o acesso a internet é escasso. Entretanto, há muitas dúvidas em torno do assunto, especialmente sobre como isso vai funcionar, se todos poderão utilizar o WhatsApp dessa maneira e se há alguma desvantagem, já que não será necessário a conexão com a internet.
WhatsApp vai mesmo funcionar sem internet?
Sim, o WhatsApp vai poder ser utilizado mesmo sem uma conexão com a internet. De acordo com a empresa, será possível "se conectar por meio de servidores configurados por voluntários e organizações do mundo todo dedicados a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente". Para isso, o usuário vai precisar ativar a conexão a um servidor proxy, fornecido por meio de terceiros.
Como todo novo recurso do WhatsApp, a liberação da função vai acontecer de forma gradual e vai beneficiar tanto os usuários de iOS como também de Android.
Afinal, o que é proxy?
O proxy é um tipo de sistema que intermedia duas conexões. Assim como o meio-campo serve de intermediário entre os zagueiros e os atacantes no campo de futebol, o proxy vai servir de ponte entre o usuário e a plataforma de acesso. Esse proxy poderá fazer a leitura dos dados do usuário e conectá-lo a uma plataforma online, utilizando os serviços de internet desse intermediário.
Isso é muito comum em países onde existe a censura, onde é possível acessar sites e canais banidos depois que usuário esconde seus dados e passar a ser identificado com um IP internacional. Mas é verdade que nem todos os proxies são anônimos. Alguns podem revelar, de forma intencional, o endereço do usuário.
É seguro usar o WhatsApp através de um proxy?
De acordo com o WhatsApp, um servidor proxy não altera o nível de privacidade e segurança do usuário. Em nota, o aplicativo explicou:
"A conexão via servidor proxy mantém o alto nível de privacidade e segurança que o WhatsApp fornece e as mensagens pessoais permanecem protegidas com a criptografia de ponta a ponta".
Segundo a empresa, será possível utilizar todos os recursos do WhatsApp — desde envio de mensagens, fotos, vídeos, áudios e até chamadas — sem se preocupar com roubo de dados e informações pessoais.
"Chamadas e conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre você e os demais participantes. Ninguém pode ler ou ouvir o conteúdo das suas conversas, nem mesmo os servidores proxy, o WhatsApp ou a Meta".
Como usar o WhatsApp através de um proxy?
Como já dito, o WhatsApp vai liberar a função de forma gradativa. Entretanto, você pode verificar se esse recurso já está disponível para você. Primeiro, certifique-se de ter a versão mais recente do aplicativo instalado no seu celular. Depois, siga os passos abaixo:
No Android
1. Abra o WhatsApp, toque nos três pontinhos e depois Configurações;
2. Entre em Armazenamento e dados e, logo após, em Configurações do servidor proxy;
3. Toque na chave ao lado de Usar servidor proxy e depois em Definir servidor proxy;
4. Insira o endereço do servidor proxy de sua preferência. Você busca endereços confiáveis na internet, e em alguns casos até comprar endereços de sua escolha. Feito isso, toque em Salvar.
No iPhone
1. No WhatsApp, abra as Configurações;
2. Vá em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy;
3. Toque em Usar servidor proxy;
4. Insira o endereço do servidor proxy e, logo após, clique em Salvar para se conectar ao WhatsApp.
Se o endereço proxy inserido estiver funcionando, um tique aparecerá na tela indicando a conexão ativa. Caso não apareça, verifique se o endereço que você colocou está correto e se ele continua ativo. Em alguns casos, o servidor proxy pode ser bloqueado com o tempo.