Claro, TIM e Vivo, as grandes operadoras de telefonia móvel do Brasil, estão considerando acabar com a oferta de planos ilimitados para certos aplicativos, como WhatsApp, Telegram e TikTok, por exemplo. Atualmente, diversos planos de internet móvel oferecem acesso ilimitado para determinados aplicativos, permitindo que você use-os sem consumir sua banda.
Claro, TIM e Vivo podem acabar com WhatsApp ilimitado
Por muitos anos, a oferta de apps ilimitados serviu como estratégia comercial para atrair novos consumidores, porém, se transformou em um grande problema para as operadoras. Com a popularização do 4G e agora também do 5G, a quantidade de dados que esses aplicativos movimentam deu um salto gigantesco, o que obrigou as operadoras a maximizar o faturamento para fazer frente aos investimentos na infraestrutura dessas redes.
O que a Claro diz?
A Claro é a principal operadora do mercado brasileiro, e embora o presidente da empresa, José Félix, acredite que a proposta de oferecer acesso a diversos apps de forma ilimitada (conhecida também como prática zero rating) foi um erro, essa não é bem a realidade da empresa. isso ainda está longe de acontecer. Hoje, a Claro oferece planos com o uso ilimitado de apps como WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook.
"Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco Não há nada que não possa ser consertado".
José Félix
Presidente da Claro
O que a TIM diz?
A TIM é a empresa que mais investiu na instalação de antenas para a rede 5G, mas mesmo assim, tem considerado parar de oferecer planos com apps ilimitados. Atualmente, nos planos pré-pagos, a operadora oferece WhatsApp e Deezer sem descontar na franquia de internet. Já nos planos pós-pagos, a oferta inclui apps como Instagram, Facebook e Twitter, com alguns deles sendo ilimitado por apenas alguns meses.
"Ter um tráfego que não é remunerado sempre vai gerar um prejuízo. Nos cabe avaliar se isso atrai clientes suficientemente a mais a ponto de não tirarmos esse benefício."
Fábio Avellar
Diretor de receitas da TIM
O que a Vivo diz?
A Vivo também está considerando eliminar todos os lanos com a estratégia de zero rating, mas para isso, a operadora ainda está em um processo gradativo, oferecendo cada vez menos planos com essa cortesia. Entre as ofertas da Vivo, apenas o WhatsApp está liberado na grande maioria dos planos pré e pós-pagos da operadora atualmente.
"Temos alguns planos com zero rating, mas não é o nosso padrão. Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede."
Alex Salgado
Vice-presidente de negócios da Vivo
Por enquanto, Claro, TIM e Vivo ainda estão considerando acabar com a oferta de apps ilimitados, mas não há nada certo. O jeito é aguardar e ver o que acontecerá.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.