O backup do WhatsApp começa a ocupar o espaço do Google Drive em celulares Android. Deste 2018, os backups não eram contabilizados na cota de 15GB de armazenamento gratuito do Google Drive, mas em 2023 a Meta anunciou que a partir do início de 2024 os backups do WhatsApp passariam a contar como arquivos comuns no Drive. Esse momento chegou e agora os usuários devem começar ver o armazenamento no Google Drive diminuir.
Google Drive passa a contabilizar o backup do WhatsApp para Android
Caso você utilize a versão estável do WhatsApp para Android, acesse o armazenamento da sua conta Google através do aplicativo Google One e selecione a guia "Armazenamento" localizada na parte inferior da tela. Ao fazer isso, você deverá ver logo abaixo de "Detalhes do armazenamento" um item chamado "Outros" que, ao ser expandido, irá mostrar o espaço ocupado pelo WhatsApp.
De acordo com a página de suporte do WhatsApp, é dito o seguinte:
A partir dos próximos meses, ao optar por fazer backup das suas conversas do WhatsApp em um aparelho Android, o backup será feito de acordo com o limite de armazenamento da sua Conta do Google.
Lançamento e disponibilidade
A alteração na forma como o backup do aplicativo WhatsApp para Android é contabilizado no armazenamento do Google Drive está sendo aplicada aos poucos. Então não necessariamente você terá de pagar agora pela expansão da capacidade do armazenamento no Google Drive para continuar a utilizar normalmente o serviço de armazenamento na nuvem da gigante das buscas.