Recentemente, Joe Belfiore confirmou através de alguns tweets que o Windows 10 Mobile estava praticamente morto e que iria receber apenas algumas atualizações de segurança. Após um tempo, a Microsoft liberou uma ferramenta para atualizar os smartphones que contavam ainda com o Windows 8.1.
Agora, um relatório baseado nos aplicativos que ainda permanecem na Windows Store revela que o Windows 8.1 realmente chegou ao fim, e assim sendo, mais de 75% dos smartphones que ainda possuem o Windows não recebem mais atualizações de segurança.
O número em questão mostra que muita gente ainda nem saiu do Windows 8.1, seja por falta de interesse ou mesmo porque a Microsoft abandonou os dispositivos, o que acabou impossibilitando a atualização para o Windows 10 Mobile.
Confira o que a Microsoft disse sobre o assunto:
"A partir de 11 de julho de 2017, os usuários do Windows Phone 8.1 não são mais elegíveis para receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções gratuitas de suporte assistido ou atualizações de conteúdo técnico on-line da Microsoft gratuitamente. Aplicativos de terceiros ou programas de suporte pagos podem fornecer suporte contínuo, mas é importante reconhecer que o suporte da Microsoft não fornecerá atualizações ou patches publicamente para o Windows Phone 8.1."
Conforme a empresa, um backup não terá mais validade:
"A criação automática ou manual de novos backups de dispositivos para configuração e alguns aplicativos continuarão por 3 meses, terminando em 11 de outubro de 2017. Outros serviços, incluindo upload de fotos, restauração de um dispositivo com um backup de dispositivo existente e a loja continuará trabalhando pelo menos para outro 12 meses após o término do suporte, após esse tempo, os serviços começarão a ser descontinuados."
A alternativa para quem quer evitar problemas de segurança é mesmo trocar os aparelhos equipados com o Windows Phone. Com isso, os usuários também poderão aproveitar os novos aplicativos que não serão mais disponibilizados para o sistema.