A Microsoft lançou recentemente a atualização KB5050085 para o canal Beta do Windows 11, trazendo uma série de funcionalidades ocultas. Entre as novidades, estão melhorias na interface do File Explorer, novas opções no menu Iniciar, mudanças na página "Sobre" nas configurações e avanços no uso de inteligência artificial.

Melhorias no File Explorer

O File Explorer agora se adapta ao escalonamento de texto, melhorando a visibilidade em telas maiores. Anteriormente, as caixas de diálogo como "Copiar" e "Salvar" não ajustavam o tamanho da fonte conforme as configurações do sistema, mas isso foi corrigido na nova build Beta.

Escala do texto foi alterada
Escala do texto foi alterada

Além disso, a seção "Início" do File Explorer agora exibe cartões recomendados para todos os usuários, não mais restrita aos usuários corporativos. O recurso de busca por IA, disponível para PCs com Copilot+, permite buscas semânticas mais intuitivas, facilitando a localização de arquivos.

Novas opções no menu Iniciar

Nova grade de aplicativos no menu iniciar; Foto: windowslatest
Nova grade de aplicativos no menu iniciar; Foto: windowslatest

O menu Iniciar do Windows 11 ganha layouts "Grade" e "Categoria" para a seção de "Todos os aplicativos", proporcionando uma navegação mais eficiente. Agora, ao clicar em um ícone de subcategoria, ele se expande para exibir os ícones dos aplicativos, tornando o uso mais intuitivo. Algo que já vemos no agrupamento de apps em celulares.

Cartões informativos na página "Sobre"

Nova página Sobre o computador; Foto: phantomofearth no X
Nova página Sobre o computador; Foto: phantomofearth no X

A página "Sobre" nas configurações recebeu um layout de cartões que exibe informações importantes como armazenamento, GPU, memória e CPU de forma mais visual, substituindo o antigo layout simplista.

Fonte: Windows insiders