Quem tem mais experiência com hardwares e softwares de PCs, principalmente com programas de edição, sabe que determinadas aplicações conseguem tirar maior proveito com certas placas de vídeo. Pensando nisso, a Microsoft irá disponibilizar em breve, em uma de suas atualizações do Windows 10, um recurso que permite escolher uma GPU (VGA) específica para rodar determinado aplicativo e obter um melhor desempenho.
O que se tem até agora
Atualmente, os usuários do Windows 10 podem escolher uma placa de vídeo para cargas de trabalho que exigem mais poder gráfico e outra VGA para realizar atividades mais leves, com o intuito de economizar energia (uma funcionalidade muito útil para notebooks que possuem placa gráfica dedicada e processador gráfico integrado na CPU). Entretanto essa funcionalidade não é muito útil para entusiastas que possuem placas de vídeo de diferentes fabricantes ou VGAs projetadas para diferentes aplicações.
Como irá funcionar?
Para exemplificar: a placa de vídeo Geforce RTX2080Ti é uma das melhores disponíveis atualmente para jogos, porém fica atrás da VGA Quadro RTX4000 em aplicações voltada para edição, pois ela possui tanto hardware quanto software voltados para estes tipos de programas. Ou seja, realmente faz muito sentido esta nova funcionalidade para quem trabalha com imagens e vídeos como, por exemplo, profissionais que são designers, engenheiros e criadores de conteúdo.
Quando estará disponível e como posso obter?
Agora, a partir da atualização Windows 10 build 20190, os usuários do sistema operacional e de múltiplas placas de vídeo poderão vincular uma GPU em específico para determinado programa.
Atualmente o Windows 10 build 20190 está em fase beta, ou seja, caso você queira testar agora a nova funcionalidade, será necessário se cadastrar no programa Windows Insider, da Microsoft.
O que você achou da novidade? Será útil no seu caso? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!