A temida mensagem de erro, que simplesmente interrompe qualquer coisa que você possa estar fazendo, pode ser acionada por causas aleatórias, desde a cópia de arquivos até a execução de alguns programas.
Acontece que o gatilho mais recente foi causado simplesmente pela tentativa de imprimir. Felizmente, a situação ficou tão fora de controle que a Microsoft decidiu antecipar a correção e liberar a atualização antes do previsto.
BSODs geralmente derrubam todo o sistema operacional quando certas operações atingem uma violação ou bug no código do Windows. Infelizmente, esses motivos podem ser tão aleatórios que parecem deixar até os desenvolvedores da Microsoft confusos. Neste último cenário, por exemplo, tudo o que os usuários sabem é que estavam tentando usar a impressora normalmente antes de verem em seus monitores a temida tela azul da morte.
A Microsoft tomou conhecimento do problema e até publicou uma solução temporária para as pessoas afetadas por ele. Uma correção estaria chegando, mas, em circunstâncias normais, os usuários teriam que esperar pela próxima "terça-feira de atualização" antes que ela se tornasse disponível ao público. Alguns usuários, especialmente aqueles em empresas, provavelmente não seriam capazes de esperar por aquele dia antes de perder um tempo precioso.
A Microsoft acaba de lançar uma atualização fora de seu cronograma exatamente para isso, o que significa que a atualização está disponível agora. Infelizmente, a empresa não dá nenhuma informação sobre o que causou o bug em primeiro lugar, nem quais impressoras e aplicativos específicos podem acionar o BSOD. Talvez seja a esperança de que todos simplesmente mantenham seus PCs atualizados todos os dias.
Mas atenção, o patch em si traz consigo outro problema conhecido que pode afetar certos usuários sob condições muito específicas. Felizmente, não parece ser grave o suficiente para justificar outro patch (que pode vir na próxima semana) e o boletim inclui uma solução alternativa para aqueles que são afetados por ele.