Na noite de terça-feira (08) desta semana, a atualização de junho de 2021 (KB5003637) para Windows 10 nas versões 21H1, 20H2 e 2004 foi disponibilizada. Embora no dia a Microsoft não tenha relatado nenhum erro, usuários começaram a relatar problemas com os ícones na barra de tarefas e na área de trabalho, além de ter dificuldade para impressão em alguns modelos de impressoras.
A atualização KB5003637 é um patch de segurança obrigatório e faz parte do Patch Tuesday de junho de 2021 do Windows 10. Ou seja, ela será instalada automaticamente pelo Windows Update, pois não é um update opcional. De acordo com relatos de usuários do windowslatest, do Hub de comentários do Windows e do Reddit, alguns estão passando por problemas críticos após a instalação da atualização.
Um usuário disse:
"Na bandeja do sistema da barra de tarefas, a data, a hora e os ícones do sistema continuam desaparecendo. Isso começou hoje, 10/06/2021, após uma atualização do Windows. Ele transformou meu PC em uma batata."
Outra pessoa diz:
"O KB5003214 era opcional, mas o KB5003637 é instalado automaticamente e causa o mesmo problema (bug dos ícones da barra de tarefas). Essas atualizações quebram literalmente a usabilidade do meu PC."
Problemas que a atualização KB5003637 trouxe
Acredita-se que o problema nos ícones da barra de tarefas e na área de trabalho ocorra caso você utilize Input Method Editors (IMEs) ou pacotes de vários idiomas. Os ícones da barra de tarefas, em alguns casos, podem chegar a desaparecer ou ficarem sobrepostos quando o recurso "Notícias e Interesses" está ativado ou não estão sendo utilizadas as configurações de escala de exibição padrão/recomendadas.
O mesmo bug mencionado acima também quebra a caixa de pesquisa e o ícone do centro de notificações. Porém, felizmente há soluções para estes problemas que o eliminam. Confira abaixo.
Problemas de impressão com as impressoras na atualização KB5003637
Além dos problemas da barra de tarefas, a atualização de junho de 2021 (KB5003637) para Windows 10 também acabou causando problemas com a impressora de alguns usuários.
Segundo o "changelog" da Microsoft, a atualização KB5003637 tenta corrigir a vulnerabilidade do Spooler de Impressão (CVE-2021-1675 Windows Print Spooler Elevation of Privilege). Entretanto, essa atualização de segurança acabou causando problemas no serviço de spooler de impressão para algumas pessoas. A única alternativa para solucionar este problema acabou sendo desinstalar a última atualização (siga o passo a passo abaixo).
Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5003637 no Windows 10
A primeira solução para tentar resolver os problemas dos ícones e da pesquisa na barra de tarefas é ativar e desativar o recurso "Notícias e interesses". Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas, ir à opção "notícias e interesses" e selecionar "desligar" como mostra a imagem abaixo. Caso a função já esteja ativada, ligue o "Recursos e interesses" novamente e em seguida desabilite de novo.
Uma alternativa também que se pode tentar, é desativar temporariamente os aplicativos de terceiros para personalização da barra de tarefas ou simplesmente desinstalá-los.
Caso os problemas ainda persistam, outra tentativa de solucioná-los é seguir os seguintes passos abaixo:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna para acessar as configurações.
Passo 03: Clique em "Sistema".
Passo 04: Na opção "Vídeo", role para baixo e localize os controles para "Ajustar escala e layout".
Passo 05: Altere para o "recomendado" na opção "Alterar o tamanho do texto, dos aplicativos e outros itens".
Se as tentativas acima ainda não resolveram o problema, a última alternativa é a desinstalação da atualização. Confira abaixo como fazer isso:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione o botão "Exibir histórico de atualização".
Passo 05: no topo da tela clique em "Desinstalar atualizações".
Passo 06: Ajuste a coluna com os nomes das atualizações para poder visualizar a atualização KB5003214.
Passo 07: Selecione a " Atualização de Segurança para Microsoft Windows (KB50003637)" e clique em desinstalar.
Passo 08: Reinicie o computador.
O que achou das soluções dadas? Gostou? Compartilhe nas redes sociais com os seus amigos!