No dia do anúncio oficial do Windows 11, a Microsoft afirmou que nem todos os computadores seriam compatíveis com o novo sistema operacional. Segundo a empresa, há alguns pré-requisitos como determinados modelos de processadores e a presença do chip TPM (entenda o que é aqui). Para ajudar os usuários do Windows 10 a saber se o PC suportará ou não o Windows 11, a companhia disponibilizou um programa chamado "PC Health Check" que diz se o computador é ou não compatível com o SO. Entretanto, as informações fornecidas pelo software criado pela Microsoft são muito pobres e agora um aplicativo de código aberto chamado WhyNotWin11 consegue suprir com sucesso essa necessidade e nos dizer em detalhes o que está impedindo que a máquina possa ser atualizada para o Windows 11.
Além do programa de análise disponibilizado pela Microsoft, a empresa também publicou os requisitos mínimos de hardware para que o usuário possa instalar o Windows 11. Para muitos, o grande problema foi a ausência de um processador que fosse compatível com o chip TPM 2.0. Entretanto, na primeira versão do programa "PC Health Check" não nos dizia nada do que estava faltando após realizar os testes, causando confusão.
Muitos enxergavam que o problema que estava havendo era a falta de um processador compatível ou a exigência de ativação do TPM 2.0. Porém, nem sempre essa era exatamente a causa. Um exemplo disso são as mensagens abaixo, onde a CPU até atende a certos requisitos, mas acaba falhando, causando o misterioso diagnóstico de incompatibilidade.
O programa WhyNotWin11 consegue oferecer todas as informações
O programa de código aberto chamado WhyNotWin11 fornece ao usuário uma tabela detalhada o que no hardware é de fato incompatível. Observe um exemplo na imagem abaixo.
Onde baixar o WhyNotWin11
O download do programa de compatibilidade do Windows 11 chamado WhyNotWin11 pode ser feito através do site GitHub aqui.