A Microsoft acabou de disponibilizar a atualização KB5005190 para Windows 11 nos canais Dev e Beta do Programa Windows Insider. Dentre as novidades, tivemos o aprimoramento do aplicativo do Teams e update dos aplicativos stock (que já vem instalados) do sistema operacional.
A atualização cumulativa KB5005190 é voltada para correções e melhorias, sem novos recursos. Neste update do Windows 11 temos melhorias na integração da barra de tarefas com o chat do Microsoft Teams, função que facilita a comunicação com outras pessoas sem muitos cliques.
Ao analisar a imagem acima, vemos que a funcionalidade de atalho para o chat do Teams no Windows 11 ganhou aprimoramentos. Anteriormente, o recurso estava muito limitado e permitia somente que usuários conversassem de maneira individual. Agora a Microsoft está permitindo que haja conversas de áudio em vídeo com um grupo de pessoas.
Com o Windows 11 Build 22000.132 o usuário pode agora alterar mais facilmente seu microfone e câmera. Em breve será possível também compartilhar a tela e ver a lista de participantes na janela de bate-papo do Teams no Windows 11.
Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5005190 (Build 22000.132)
Além das melhorias no funcionamento do Teams no Windows 11, estamos recebendo também atualizações para os aplicativos Snipping Tool, Mail & Calendar e Windows Calculator. Estes apps receberam um update para seguir a aparência geral do Windows, além de ganharem também algumas modificações em seu layout.
No app Snipping Tool, houve a mesclagem do Snipping Tool original e o Snipping Tool Sketch para criar uma nova versão. Esta atualização contém funções e ferramentas modernas que irão auxiliar o usuário a capturar uma imagem na tela com facilidade.
A janela de recorte de imagens foi atualizada com o Fluent Design com novos controles. Na ferramenta de recorte é seguido o tema do Windows 11 e dá ao usuário opções de edição. Após capturar uma imagem utilizando o comando padrão do teclado (bandeira do windows + shift + S), será aberta a janela da ferramenta de recorte (chamada antes de Recorte e esboço) com anotações, corte aprimorado e outras opções.
Com relação aos aplicativos de Calculadora e E-mail/Calendário, tivemos uma alteração de design em suas janelas, onde os cantos foram arredondados e foi obtido o suporte de material Mica.
De acordo com a Microsoft, estas alterações visuais não irão afetar o desempenho do Windows 11. Confira abaixo uma lista de outras melhorias que ocorreram na Build 22000.132 do Windows 11 (KB5005190):
- Pesquisa do Windows: a janela de pesquisa foi atualizada e a visualização da pesquisa agora será processada corretamente. Anteriormente, alguns usuários relataram que a visualização da pesquisa da barra de tarefas estava inesperadamente em branco.
- Widgets do Windows: a empresa corrigiu um problema em que a placa de widgets nem sempre chamava os aplicativos para o primeiro plano.
- Sandbox do Windows: a Microsoft corrigiu um problema com o ambiente Sandbox e o Explorer.exe não trava mais.
- Bug do Blue Screen of Death corrigido.
- A Microsoft corrigiu um problema que fazia com que alguns jogos não respondessem.
- Como instalar o Windows 11 KB5005190
Como baixar a atualização agora
Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:
Passo 01: Abra as configurações do Windows.
Passo 02: Selecione a opção "Windows Update" na coluna ao lado esquerdo.
Passo 03: Selecione "verificar se há atualizações".
Passo 04: Ao localizar a atualização, ela será baixada e instalada automaticamente.
Passo 05: Selecione em "Reiniciar agora".
É importante salientar que a atualização só irá aparecer caso você faça parte do Programa Windows Insider.
Problemas conhecidos da atualização Windows 11 KB5005190 (Build 22000.132)
Até o momento, os seguintes problemas foram reconhecidos pela Microsoft na Build 22000.132 (atualização KB5005190) do Windows 11:
- Se você está planejando mudar para o canal Beta, fique atento a um problema conhecido: um bug pode impedir os usuários de acessar a opção do canal Beta. Em Configurações> Windows Update> Programa Windows Insider, apenas a opção "Parar de obter compilações de visualização" estaria disponível.
- A nova barra de tarefas e o menu Iniciar não funcionam. Para resolver esse problema, desinstale a atualização cumulativa mais recente.
- A pesquisa do Windows ou a janela do menu Iniciar não funcionam quando os usuários inserem texto.
- O sistema e o terminal do Windows estão faltando no menu Win + X.
- A barra de tarefas e a pesquisa podem parar de responder.
- Pesquisar configurações no aplicativo Configurações pode travar as configurações.
- Os Widgets do Windows serão renderizados incorretamente em monitores externos ou aparecerão vazios.
- A Microsoft está tentando melhorar a qualidade da pesquisa na Microsoft Store e resolver um problema que pode afetar a ordem dos resultados da pesquisa.
É importante salientar que a atualização KB5005190 poderá causar bugs nos recursos de conferência e chamada do bate-papo no Microsoft Teams.
Lembre-se de que é possível reverter a instalação para a versão anterior do Windows 11 caso você note algum problema de desempenho ou erro crítico. Para fazer isso, basta ir em Windows Update > Histórico de atualizações > desinstalar atualização.
Uma alternativa que pode ser feita caso você queira se livrar dos problemas que começaram a ocorrer com a nova atualização do Windows 11 é ir em Configurações > Sistema > Recuperação > Inicialização avançada. Em seguida, na opção de reinicialização, abra a solução de "problemas" > "opções avançadas" na tela de recuperação.