No final de julho, as builds do Windows 11 estavam disponíveis para todos os usuários que já faziam parte do canal de desenvolvedores naquele momento (inscritos no Programa Windows Insider). Entretanto, o novo sistema operacional da Microsoft foi oferecido também para computadores que não atendiam aos requisitos exigidos para a utilização do Windows 11. Conforme foi dito em nosso artigo sobre como baixar e instalar a versão beta oficial do Windows 11, quando acabasse o período de testes do SO, os usuários que não atendiam aos requisitos mínimos teriam de voltar para o Windows 10.
Programa Insiders do Windows 11 só com Pcs compatíveis
A partir de agora, caso você não tenha um computador compatível com o Windows 11 e tenha o Programa Windows Insider, não será mais oferecido nenhuma atualização além do Windows 11 versão 21H2. Com o anúncio oficial da Microsoft revelando a data de lançamento no novo sistema operacional, a empresa já está preparando seu canal de desenvolvedores para a próxima versão do SO.
É importante lembrar que o Programa Windows Insider possui requisitos diferentes do próprio Windows 11. Ou seja, caso o dispositivo atenda somente aos requisitos do canal de desenvolvimento do Windows, ele irá continuar a receber normalmente as atualizações do Windows 11.
Embora você ainda receba atualizações do Windows 11 por agora através do Programa Windows Insider, caso seu PC não seja compatível com o SO, os updates só serão oferecidos até o lançamento oficial do Windows 11. Ou seja, os requisitos mínimos do canal de desenvolvimento irão mudar a partir do lançamento oficial do Windows 11 em outubro de 2021. A Microsoft chegou a avisar no final de junho dizendo:
"Os PCs terão permissão para visualizar as atualizações do Windows 11 apenas por meio de flighting até a disponibilidade geral. Os PCs então precisarão agir para voltar ao Windows 10 e não serão elegíveis para futuras compilações do Windows 11 Preview."
Na última atualização beta do Windows 11, o Windows Update informa quando a máquina não é compatível com o novo SO. Veja na imagem abaixo a mensagem que aparece:
Caso o seu processador não seja suportado oficialmente de acordo com os requisitos do Windows 11, você será obrigado a voltar para o Windows 10. Essa ação da Microsoft tem como objetivo evitar possíveis problemas de compatibilidade. A empresa diz:
"Seu PC não atende aos requisitos mínimos de hardware para Windows 11. Seu dispositivo não está qualificado para ingressar no Programa Windows Insider no Windows 11. Instale o Windows 10 para participar do Windows Insider no Canal Release Preview"
Requisitos do Windows 11 beta irão causar o bloqueio de atualizações em PCs sem suporte
Desde quando a Microsoft liberou os previews (versões betas) do Windows 11, os requisitos exigidos têm sido confusos. Em uma postagem oficial do blog da empresa, é dito que problemas ocorreram com processadores e drivers mais antigos no Windows 11. A companhia realizou uma pesquisa e informou que CPUs mais antigas (incluindo modelos de sétima geração) tem uma probabilidade alta de dar BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte) no Windows 11.
Atualmente o Windows 11 tem como requisitos mínimos processadores Intel de 8ª geração (ou superior) ou Ryzen 2000 (ou superior) com TPM 2.0 (saiba o que é o TPM aqui), além de suporte para o Secure Boot.
Acredita-se que a Microsoft não fará grandes mudanças nos requisitos oficiais do Windows 11 e o sistema operacional será lançado em outubro somente para computadores compatíveis.