A última atualização de visualização (preview) lançada para Windows 11, considerada beta e disponível somente para os participantes do Programa Windows Insider, está trazendo diversos problemas críticos para os usuários. Houve relatos de problemas críticos no Menu Iniciar, na barra de tarefas, no Explorer.exe, nas Configurações do Windows, entre outros.
Os bugs citados acima estão ocorrendo com aqueles que instalaram o Windows 11 Build 22000.176 ou Build 22449, que são os últimos patches disponibilizados através do canal de desenvolvedores. De acordo com os relatos do Hub de Comentários e no fórum do site windowslatest, estas últimas atualizações trouxeram diversos problemas. Porém, felizmente, a Microsoft disponibiliza uma atualização para corrigir estes erros através de seu servidor (não é necessário que o usuário faça algo para recebê-la).
Usuários relataram que a barra de tarefas e o menu iniciar estão ficando totalmente brancos e uma ampulheta aparece ao mover a seta do mouse próximo a barra de tarefas. Um testador disse no Hub de Comentários:
"Na nova versão, após a inicialização, a barra de tarefas desaparece. Após a reinicialização, a máquina funciona lentamente e a barra de tarefas fica presa. Reinicializações repetidas ainda são inválidas, qualquer software não pode ser operado e algumas teclas de atalho são inválidas."
Menu Iniciar, Barra de Tarefas e Explorer parando de responder no Windows 11
A última atualização disponibilizada para Windows 11 está bagunçando a interface central do sistema operacional, fazendo com que o menu iniciar e a barra de tarefas parem de funcionar. Alguns relatam que o context menu (ao clicar com o botão direito do mouse) está lento depois neste novo patch. Houve usuários que tiveram a seguinte mensagem de erro exibida ao clicar na opção de "personalização".
"Este arquivo não tem um aplicativo associado a ele para realizar esta ação. Instale um aplicativo ou, se já houver um instalado, crie uma associação na página Configurações de aplicativos padrão."
Como consertar o travamento no Menu Iniciar, na Barra de Tarefas e o Explorar no Windows 11
Caso o Explorar, a barra de tarefas, o menu iniciar, as configurações, entre outras áreas, do Windows 11 parem de funcionar, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Abra o Gerenciador de Tarefas usando o atalho tradicional (CTRL + Alt + Del).
Passo 02: No Gerenciador de Tarefas, certifique-se de que a opção "Mais detalhes" esteja ativada.
Passo 03: Clique em "Arquivo".
Passo 04: Selecione "Executar nova tarefa".
Passo 05: Digite "cmd" no campo "Abrir".
Passo 06: No prompt de comando, copie e cole o seguinte comando:
reg delete HKCU SOFTWARE Microsoft Windows CurrentVersion IrisService / f && shutdown -r -t 0
Passo 07: Pressione Enter.
Após realizar essas etapas, sua área de trabalho será reiniciada e a barra de tarefas, juntamente com o menu iniciar, irá aparecer novamente. Caso mesmo assim você ainda não consiga acessá-los, tente o passo a passo abaixo para desinstalar a atualização do Windows 11.
Passo 01: Abra o Gerenciador de tarefas usando Ctrl + Alt + Delete.
Passo 02: Clique em Arquivo.
Passo 03: Clique em Executar nova tarefa.
Passo 04: Digite "Painel de Controle" e clique em OK.
Passo 05: No Painel de controle, vá em Programas > Programas e recursos.
Passo 06: Clique em "Exibir atualizações instaladas ".
Passo 07: Selecione "Atualização para Microsoft Windows (KB5006050)" e desinstale-a.
Passo 08: Reinicie o PC.
O bug do menu iniciar e da barra de tarefas do Windows 11 está afetando a versão 21H2 (que deverá ser enviada no dia 5 de outubro) e as Builds de desenvolvimento Nickel. Entretanto, a Microsoft esclarece que esse erro está atingindo somente computadores que receberam um novo patch do lado do servidor e não tem relação com as compilações de visualização (preview) lançadas por último.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.