Após a atualização de outubro de 2021 para Windows 10 versão 21H1/20H2/2004, usuários relataram que surgiu um novo bug que causa problemas de impressão em rede. A instalação do Patch Tuesday de outubro (KB5006670) acabou causando conflitos no servidor de impressão, assim como ocorreu em setembro com a atualização KB5005565.
De acordo com o relato de um leitor do Oficina da Net (Dênis), ao tentar realizar uma impressão através de um computador conectado a uma impressora conectada em rede, surgiu uma mensagem exibindo o "erro 0x00000709". Segundo Dênis, esse novo bug em impressoras conectadas em rede surgiu após a atualização KB5006670 para Windows 10, disponibilizada no dia 12 de outubro de 2021 pela Microsoft.
Últimas correções aplicadas pela atualização KB5006670 causaram um novo bug em impressoras conectadas em rede
Infelizmente, as últimas correções implementadas através da atualização KB5006670 para corrigir o erro de impressão que estava ocorrendo desde o patch de setembro (KB5005565) não solucionou o problema. O usuário "guivararequena" no relatou ao Oficina da Net através de DMs no Instagram dizendo:
"Mais um bug na atualização do Windows 10 KB5006670. ERRO NA IMPRESSÃO novamente nas impressoras compartilhadas. Removi a atualização e voltou ao normal."
É provável que assim como no caso do erro causado pela atualização de setembro em impressoras em rede, as impressoras conectadas diretamente por um cabo USB ao computador não irão ter problemas. Confira abaixo quais são as atualizações do Windows que estão causando os problemas de impressão em rede:Impressoras ligadas por cabos USB aos PCs não são afetadas
Lista de atualizações do Windows que estão causando um bug de impressão em rede
Como corrigir o erro de impressoras em rede do Windows
Confira aqui como corrigir os erros 0x00000709 e 0x0000007c causados pela atualização de outubro de 2021 do Windows 10.
Outra alternativa: Desinstalar a atualização. Veja como fazer!
Para resolver temporariamente o problema do novo bug nas impressoras no Windows 10, a solução é desinstalar a atualização cumulativa. Siga o passo a passo abaixo:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione o botão "Exibir histórico de atualização".
Passo 05: no topo da tela clique em "Desinstalar atualizações".
Passo 06: Ajuste a coluna com os nomes das atualizações para poder visualizar a atualização KB5005101.
Passo 07: Selecione a "Atualizar para Microsoft Windows (KB5006670)" e clique em desinstalar.
Passo 08: Reinicie o computador.
Novos problemas relatados
De acordo com a Microsoft, está ocorrendo um bug que causa a falha na instalação de impressoras em ambientes corporativos tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. De acordo com a desenvolvedora do Windows, a instalação da impressora pode falhar ao tentar pela rede em dispositivos que acessam impressoras por meio do servidor de impressão usando conexões HTTP. Confira abaixo quais são as afetadas:
- Windows 10, versão 21H1; Windows 10, versão 20H2; Windows 10, versão 2004; Windows 10, versão 1909; Windows 10, versão 1809; Windows 10, versão 1607; Windows 10 Enterprise 2015 LTSB; Windows 8.1; Windows 7 SP1; Windows 11, versão 21H2.
- Windows Server 2022; Windows Server, versão 20H2; Windows Server, versão 2004; Windows Server, versão 1909; Windows Server, versão 1809; Windows Server 2016; Windows Server 2012; Windows Server 2008 SP2.
Reporte qualquer problema que testiver enfrentando após a atualização!
Está enfrentando este ou outros problemas após a atualização do Windows? Não deixe de reportar o redator desta matéria nas principais redes sociais como, por exemplo, Twitter, Instagram e Facebook.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.