A atualização KB5010415 do Windows 10 está disponível como um update opcional e traz dois novos recursos para usuários avançados. O patch está sendo disponibilizado via Windows Update, mas é possível baixar manualmente o instalador offline como verá abaixo.

Embora seja uma atualização opcional, a KB5010415 é um update que pode ser considerado mais seguro que as compilações de visualização (preview) oferecidas nos canais Dev ou Beta do Windows 10. É recomendado que você instale uma atualização opcional caso você precise resolver um problema crítico em específico no seu PC.

A Patch Tuesday de março de 2022 ou o de abril deverá incluir as implementações da atualização opcional KB5010415. Neste novo patch do Windows 10, embora haja dois novos recursos, eles são voltados para empresas ou clientes avançados. Segundo o changelog publicado pela Microsoft, agora é possível compartilhar cookies entre o modo Microsoft Edge Internet Explorer e o Microsoft Edge. Além disso, agora há suporte para "hot adding" ("adição quente") e remoção de memória não volátil (NVMe).

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

"Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 21H2 parar X64-Sistemas baseados (KB5010415)"

Captura de tela da atualização KB5010415 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5010415

É possível baixar a atualização KB5010415 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5010415 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1, 20H2 ou 2004).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 10 KB5010415 (Build 19044.1566)

As empresas que utilizam o Windows receberam diversas correções de bugs. Uma delas está relacionada ao Windows Server 2016, que para de responder quando se executa um servidor de terminal utilizando determinada VDI. Esse bug causou uma regressão em que o Windows realiza verificações proativas do status de CSharedLock em rpcss.exe.

A Microsoft está tentando com a atualização de hoje corrigir um problema de qualidade, onde o Windows Search é afetado. O bug acontece quando os usuários experimentam o recurso de operador de proximidade.

Outro erro corrigido foi um relacionado ao módulo wmipicmp.dll, onde havia um vazamento de memória devido a falsos alarmes no System Center Operations Manager (SCOM). Também foi solucionado um erro em que havia a exibição de uma mensagem de erro ao tentar procurar por um domínio ou unidade organizacional.

Houve também um erro que impedia a análise correta do Gerenciador de Tarefas sobre os valores de impacto na Inicialização. Esse bug foi finalmente corrigido. Além dele, foi solucionado um erro onde o OpenGL e a GPU geram problemas em certos cenários de exibição e acabam impedindo o retorno de objetos pelo ShellWindows().

Para aqueles que querem atualizar o Windows 10 para o Windows 11, a Microsoft aplicou uma correção para solucionar um bug de verificação do TPM. Além disso, também foram corrigidos problemas com drivers.

Confira abaixo outras bugs que foram corrigidos nesta atualização:

  • Problema que afetava o uso da Área de Trabalho Remota.
  • Problemas com um leitor de tela integrado.
  • Falha de migração ao vivo da VM.
  • Problema que causava um deadlock no redirecionador WebDav.