Os navegadores Chrome, Edge e Firefox estão apresentando problemas após as atualizações KB5012599 e KB5012592 do Windows 10 e Windows 11, respectivamente. Depois de realizar a instalação do Patch Tuesday de abril de 2022, alguns usuários relataram uma mensagem de erro identificada como 0xc0000022 ao tentar abrir os navegadores (browsers) instalados no PC.
Ao atualizar para Build (compilação) 22000.613 do Windows 11 (patch KB5012592) ou para a compilação 19044.1645 do Windows 10, alguns usuários relataram que a seguinte mensagem foi exibida ao tentarem abrir navegadores como Chrome, Edge e Firefox:
O aplicativo não pôde ser iniciado corretamente (0xc0000022). Clique em OK para fechar o aplicativo.
Embora o Oficina da Net esteja com seus computadores atualizados com a última compilação do Windows sem maiores problemas, algumas pessoas disseram que não estão conseguindo mais abrir o Chrome, o Edge ou o Firefox devido ao erro identificado como 0xc0000022. O ocorrido foi relatado também no Hub de Comentários, onde é dito que ao tentar executar o Chrome.exe, msedge.exe e Firefox.exe, surge a mensagem de erro citada acima e o browser não abre. Um usuário diz:
Depois de instalar o KB5012599, recebi um erro 0xc0000022 ao iniciar o Edge, Firefox e Chrome, então eles não funcionam mais. Felizmente, Vivaldi e Brave funcionam perfeitamente, então ainda consigo internet. A desinstalação do KB5012599 resolve esse problema.
Outra pessoa diz:
Depois de instalar a atualização cumulativa recente KB5012592 , todos os mecanismos de pesquisa (Edge, Firefox, etc.) respondem com o código de erro 0xc0000022.
Como corrigir o erro 0xc0000022 do Chrome, Edge e Firefox no Windows 10 e Windows 11
De acordo com relatos, após as atualizações KB5012599 e KB5012592 do Windows 10 e Windows 11, respectivamente, os navegadores Chrome, Edge e Firefox simplesmente pararam de abrir exibindo um erro identificado como 0xc0000022. Veja como corrigir agora!
Analisando os relatos de usuários sobre o erro 0xc0000022, acredita-se que o problema de abertura dos navegadores está relacionado com a compatibilidade entre as atualizações do Windows 10 e Windows 11 com aplicativos de antivírus menos conhecidos como, por exemplo, o ESET. Segundo a empresa Canon, a equipe de desenvolvedores do ESET já está ciente do problema e está trabalhando em uma possível correção. Entretanto, para corrigir esse erro, talvez seja necessária uma ação manual por parte dos usuários.
O site windowslatest relata que foi publicado um novo documento sobre o esclarecimento do erro 0xc0000022 que os navegadores estão apresentando. A equipe de desenvolvedores do programa de segurança diz:
Atualmente, após a atualização do Windows, o fenômeno de que o navegador seguro não inicia está ocorrendo com ‘O navegador protegido não pôde ser iniciado’ ou ‘O aplicativo não pôde ser iniciado corretamente’.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes.
De acordo com os desenvolvedores, você pode aplicar as seguintes soluções alternativas até que uma nova atualização do programa de antivírus seja disponibilizada.
- Ative o ESET LiveGrid nas configurações.
- Desative o "secure browser"
A correção temporária é fácil de ser feita e não é difícil de replicar no Windows 10 e no Windows 11.
Ainda não se sabe se o bug do erro 0xc0000022 está afetando outros programas de antivírus
Infelizmente ainda não temos noção do quanto esse bug nos navegadores Chrome, Firefox e Edge está afetando os usuários do Windows 10 e Windows 11. Ainda não se sabe quais outros antivírus estão tendo problemas de compatibilidade após as atualizações KB5012599 e KB5012592.
O que está causando o erro 0xc0000022 no Chrome, Edge e Firefox?
Segundo relatórios, o erro 0xc0000022 nos navegadores Chrome, Edge e Firefox está sendo causado pela incompatibilidade com alguns programas de antivírus.
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