Diversos problemas de áudio no Windows 10 estão sendo relatados após a atualização KB5015878, lançada no final de julho de 2022. Agora a Microsoft finalmente reconheceu que estão ocorrendo esses bugs de áudio no Windows 10 e aplicou o "Known Issue Rollback System" (KIR ou Sistema de Reversão de Problemas Conhecidos) para evitar que eles se espalhem.
De acordo com a Microsoft, esse novo problema de áudio do Windows 10 afeta de maneira diferente os computadores. Há relatos de blecautes completos de áudio, problemas de áudio em portas específicas, além de mal funcionamento de dispositivos ou aplicativos específicos. A desenvolvedora do Windows diz que suas investigações revelaram que os drivers de áudio que foram afetados estavam com o modo "aprimoramentos de áudio" desligado antes de instalar a atualização KB5015878.
Outro caso também que a causou problemas de áudio, segundo a Microsoft, foi de drivers dos dispositivos de áudio ter problemas com o recurso "aprimoramentos de áudio". Na tentativa de evitar que esse problema ocorra para mais pessoas, a empresa aplicou o sistema de reversão de problemas conhecidos, que pode desfazer as alterações problemáticas sem a necessidade de o usuário fazer algo. Entretanto, o KIR só garante que o bug não afete outros sistemas e aqueles que já estão com problemas de áudio, deverão aplicar as seguintes soluções temporárias abaixo.
Problemas de áudio causados pela atualização KB5015878 no Windows 10: Soluções temporárias
Saiba o que fazer para resolver temporariamente os problemas de áudio causados pela atualização KB5015878 até que a Microsoft corrija definitivamente o bug.
Solução temporária 1: Caso você ainda não tenha instalado a atualização KB5015878, a Microsoft recomenda que:
Atualize o driver do dispositivo de áudio (também chamado de "drivers de som" ou "drivers da placa de som"). Caso apareça drivers atualizados no Windows Update ou na página do fabricante do dispositivo de áudio, instalá-los pode resolver o problema. É importante lembrar que caso você esteja utilizando um aplicativo de áudio avançado como, por exemplo, o Open Broadcaster Software (OBS), é recomendado que se faça o backup das configurações antes de instalar a atualização.
Solução temporária 2: Se alguns aplicativos estão sendo afetados pelo problema de som, a Microsoft diz para:
Verifique se os dispositivos de áudio definidos nos aplicativos são os que você deseja. Após a instalação KB5015878, essas configurações podem ter sido alteradas. Mas caso não tenha ocorrido isso, os programas podem estar armazenando em cache a ID do Windows Multimedia Device (MMDevice). Não é recomendado que se armazene ela e pode ser necessário a reinstalação do aplicativo afetado.
Solução temporária 3: Caso você tenha instalado a atualização KB5015878 e está tendo problemas de áudio com todos os aplicativos/programas, é indicado que:
Utilize solucionador de problemas de áudio ou som do Windows. Para isso, basta clicar no menu iniciar embaixo do lado esquerdo da barra de tarefas, selecionar a barra de pesquisa e digitar "solução de problemas de áudio". Em seguida, selecione "Localizar e corrigir problemas com reprodução de som". Se após o processo o problema persistir, desative os aprimoramentos de áudio seguindo o passo a passo abaixo:
Passo 01: Clique no menu iniciar embaixo do lado esquerdo da barra de tarefas.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo para acessar as Configurações.
Passo 03: Clique em "Sistema" e, na coluna do lado esquerdo, selecione "Som".
Passo 04: Selecione "Painel de Controle de som" em cima no canto direito, logo abaixo de "Configurações relacionadas".
Passo 05: Clique com o botão direito no dispositivo de áudio que está enfrentando problemas e selecione "Propriedades".
Passo 06: Selecione a guia "Avançado" e desmarque as caixas de aprimoramentos de áudio, tirando todos os "efeitos sonoros" que você ver.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.