O Spotify está sendo instalado automaticamente em computadores com Windows 11 e Windows 10 sem aviso algum. O relato veio através do site windowslatest, onde é dito que os usuários estão se queixando da instalação do app Spotify ser instalado de forma automática pela Microsoft Store.
Sabe-se que o Windows 10 e 11 já vem com aplicativos pré-instalados, inclusive alguns que não são desenvolvidos pela Microsoft. Entretanto, os usuários do sistema operacional estão reclamando que o Spotify foi instalado pela Microsoft Store do nada. Entenda o caso!
Spotify instalado de forma automática no Windows 10 e 11
Houve relatos de instalação do app Spotify sem pedido de permissão no Windows 11 e Windows 10 no Twitter e Reddit. Além disso, alguns usuários deixaram avaliações negativas na Microsoft Store pedindo que os funcionários da Microsoft explicassem o motivo da instalação automática.
Abaixo o comentário de um usuário no Reddit:
Meu computador se atualizou ontem à noite e o Spotify estava nele esta manhã. A maneira mais fácil de garantir que não confio no seu aplicativo. - Desinstalou e deixou uma avaliação de 1 estrela por ser assustador.
Outro comentário no Reddit diz:
Percebi isso ontem. Contei para um amigo e ele também teve. Desinstalei imediatamente. A era da atualização do Windows com bloatware é agora.
No Twitter houve também queixas sobre o caso. Veja a seguir.
Então, o Windows acabou de instalar o Spotify em todos os dispositivos à medida que atualiza para todos os outros?
So has Windows just been installing Spotify on every device as it updates for everyone else?
— Aerin ⚸ Night (or the ashen husk thereof) (@AerinNight) September 27, 2022
'Cuz like. No? Go away? I don't use Spotify? Streaming services don't pay their artists well anyway? Bandcamp or Bust?
Acredita-se que a Microsoft tenha enviado acidentalmente o aplicativo Spotify para os PCs através da Microsoft Store devido a um bug no sistema. Caso a sua dúvida seja sobre o controle da Microsoft sobre os aplicativos instalados através da Microsoft Store, saiba que a desenvolvedora do Windows pode e tem o poder de fazer isso. Ao instalar qualquer app da Microsoft Store, o usuário concede a permissão ao acesso de seu dispositivo para desinstalar aplicativos de forma remota para a sua conveniência.
De qualquer forma, é possível desinstalar o aplicativo Spotify de seu computador sem que ele volte a ser baixado e instalado novamente.