O Windows 11 também está apresentando problemas de impressão. Caso você tenha sofrido com o drama do PrintNightmare no Windows 10, provavelmente saberá do que estamos falando. Trata-se de uma vulnerabilidade que afeta o gerenciamento de impressão feito pelo "Spooler de impressão", onde através dessa funcionalidade, ativada por padrão no Windows, invasores executam códigos para controlar o computador remotamente.
Recentemente, houve relatos de problemas de impressão no Windows 11 e, talvez, no Windows 10 também. Administradores têm relatado problemas com suas impressoras em que elas simplesmente desapareceram da rede após a atualização para o Windows 11 versão 22H2. Ao tentar adicionar novamente a impressora na rede, uma mensagem de erro (0x00000bc4) aparece, informando que "a operação não pôde ser concluída".
Os problemas da impressora estão de volta no Windows 11 22H2
De acordo com o tweet de Thomas Forde, um engenheiro de TI, após a instalação do Windows 11 22H2, suas impressoras simplesmente desapareceram da rede. Ao tentar adicioná-las de forma manual, o erro "0x00000bc4" foi exibido, dizendo que "a operação não pôde ser concluída".
Thomas tentou investigar a origem do problema e acabou descobrindo que a atualização da versão 22H2 do Windows 11 estava impedindo a identificação das impressoras na rede. Ao que parece, a atualização de recursos fez com que a política de impressoras fosse definida incorretamente. A configuração da conexão RPC (Remote Procedure Call) precisa ser configurada para o protocolo de transporte "RPC over named pipes" para que as impressoras sejam identificadas.
Mesmo que a solução alternativa funcione neste caso, a Microsoft alerta que é perigoso fazer isso, pois irão permitir muitas chamadas pendentes (ociosas) no servidor. Com isso, há a chance de haver uma alta demanda do kernel por memória.