Uma nova atualização foi lançada pela Microsoft para Windows 10. Entretanto, ela não pertence ao Patch Tuesday de outubro e nem a atualização de visualização, geralmente disponibilizada pela empresa no final do mês. A atualização KB5020435 foi publicada devido a uma falha causada pela atualização (KB5018410) de outubro de 2022 nas conexões SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security).

De acordo com a Microsoft, a nova atualização foi disponibilizada para o Windows 10 versão 20H2, 21H1 e 21H2. O changelog descreve o patch KB5020435 dizendo:

Resolvemos um problema que pode afetar alguns tipos de conexões Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS). Essas conexões podem ter falhas de handshake. Para desenvolvedores, as conexões afetadas provavelmente receberão um ou mais registros seguidos por um registro parcial com tamanho inferior a 5 bytes em um único buffer de entrada. Se a conexão falhar, seu aplicativo receberá o erro "SEC_E_ILLEGAL_MESSAGE".

Atualização KB5020435 para Windows 10 é disponibilizada pela Microsoft para correção de problemas de conexão.
Atualização KB5020435 para Windows 10 é disponibilizada pela Microsoft para correção de problemas de conexão.

Problemas conhecidos que ainda não foram resolvidos

Junto com a atualização KB5020435, a Microsoft publicou os atuais problemas conhecidos do Windows 10 que ainda não foram resolvidos. Há soluções alternativas para cada um deles, embora não seja garantido que elas realmente resolvam o problema do usuário.

Bug/Problema 01: Dispositivos com instalações do Windows criadas a partir de mídia offline personalizada ou imagem ISO personalizada podem ter o Microsoft Edge Legacy removido por esta atualização, mas não substituídos automaticamente pelo novo Microsoft Edge. Esse problema só é encontrado quando a mídia offline personalizada ou imagens ISO são criadas ao inserir essa atualização na imagem sem primeiro instalar a atualização de pilha de manutenção autônoma (SSU) lançada em 29 de março de 2021 ou posterior.

Solução alternativa para o Bug/Problema 01: Para evitar esse problema, certifique-se de primeiro inserir a SSU lançada em 29 de março de 2021 ou posterior na mídia offline personalizada ou na imagem ISO antes de efetuar a transição da LCU. Para fazer isso com os pacotes combinados de SSU e LCU agora usados ​​para Windows 10, versão 20H2 e Windows 10, versão 2004, você precisará extrair o SSU do pacote combinado. Use as etapas a seguir para extrair o SSU:

  1. Extraia o cab do msu por meio desta linha de comando (usando o pacote para KB5000842 como exemplo): expanda Windows10.0-KB5000842-x64.msu /f:Windows10.0-KB5000842-x64.cab
  2. Extraia o SSU do cab extraído anteriormente por meio desta linha de comando: expanda Windows10.0-KB5000842-x64.cab /f:*
  3. Você terá então o SSU cab, neste exemplo chamado SSU-19041.903-x64.cab. Transmita esse arquivo primeiro para sua imagem offline e depois para a LCU.

Se você já encontrou esse problema instalando o sistema operacional usando a mídia personalizada afetada, você pode mitigá-lo instalando diretamente o novo Microsoft Edge. Se você precisar implantar amplamente o novo Microsoft Edge para empresas, consulte Baixar e implantar o Microsoft Edge para empresas.

Bug/Problema 02: Depois de instalar esta atualização, alguns dispositivos Windows podem ter problemas com o áudio não funcionando. Alguns dispositivos Windows afetados podem não ter áudio, mas outros dispositivos Windows afetados podem ter problemas apenas em determinadas portas, determinados dispositivos de áudio ou apenas em determinados aplicativos. Os drivers de dispositivos de áudio mais afetados têm a configuração "aprimoramentos de áudio" desabilitada antes de instalar esta atualização ou o driver do dispositivo de som apresenta problemas com o recurso "aprimoramentos de áudio".

Solução alternativa para o Bug/Problema 02: Esse problema pode ser mitigado de forma diferente dependendo dos seus sintomas e se você já instalou a atualização. Consulte o problema conhecido na integridade da versão do Windows para obter instruções para evitar e mitigar esse problema.

Esse problema é resolvido usando uma reversão de problema conhecido (KIR). Esse KIR evitará o problema em dispositivos Windows que não instalaram o KB5015878, mas não terá efeito em dispositivos já afetados por esse problema conhecido. Observe que pode levar até 24 horas para que o KIR se propague automaticamente para dispositivos de consumo e dispositivos comerciais não gerenciados. Reiniciar seu dispositivo Windows pode ajudar o KIR a se aplicar ao seu dispositivo mais rapidamente. Para dispositivos gerenciados por empresas que instalaram uma atualização afetada e encontraram esse problema, você pode resolvê-lo instalando e configurando uma Diretiva de Grupo especial. A Diretiva de Grupo especial pode ser encontrada em Configuração do Computador > Modelos Administrativos >. Para obter informações sobre como implantar e configurar essas Diretivas de Grupo especiais, consulte Como usar a Diretiva de Grupo para implantar uma reversão de problemas conhecidos.

Downloads da Política de Grupo com o nome da Política de Grupo:

Importante Você deve instalar e configurar a Diretiva de Grupo para sua versão do Windows para resolver esse problema.