Quem aí lembra do lançamento do Windows 10? Foi um desastre completo, foi lançado cheio de bugs e com uma interface horrível - lotado de programas inúteis que já vinham instalados no Windows. Sempre que formatado, a primeira coisa que tinhamos de fazer era uma limpeza! Sim, isso mesmo, deletar vários arquivos de um computador recém formatado.
Por esses e outros motivos, muitos usuários na época falaram que iriam ficar o resto da vida usando o Windows 7 ou até mesmo o Windows XP. Mas com o tempo, a Microsoft melhorou muito o Windows 10: removeu os bugs, corrigiu falhas na segurança do sistema e principalmente, deixou a interface bem mais limpa!
Retrospectivamente, o Windows 10 com certeza foi um sucesso. Basta uma rápida consulta nos dados de hardware da Steam que vemos cerca de 70% dos usuários ainda utilizando o Windows 10 em suas máquinas. Entretanto, esse número vem caindo, dando espaço para o novo Windows 11.
Agora que o Windows 10 finalmente teve todos seus bugs e empencilhos corrigidos e está amplamente adotado pelos usuários, a Microsoft quebrou sua promessa de que esta seria a versão final do sistema operacional e lançou o Windows 11. Será que vale a pena atualizar?
Nesse post nós listaremos 4 motivos para atualizar para o Windows 11 e 4 motivos para você continuar com o Windows 10.
Motivos para atualizar para o Windows 11 agora!
1- Fácil de usar
O Windows 11 teve boa parte de seu tempo de desenvolvimento durante o período de pandemia e lockdowns. Nessa época, muitas pessoas tiveram que usar os seus computadores e notebooks para trabalhar de home office e se conectar com amigos e familiares.
A pandemia resultou em um enorme fluxo de novos usuários de PC, muitos deles com dificuldades para realizar funções básicas no Windows 10. Com isso em mente, a Microsoft desenvolveu o Windows 11 com um design mais simplista, elegante e intuitivo.
Uma pessoa que está usando o computador pela primeira vez agora vai encontrar mais facilidade em aprender o Windows 11. Já para as pessoas que estão migrando do 10, também vai ser fácil, pois os dois sistemas operacionais são bem parecidos.
2- Novas funções
Temos diversas novidades e funções interessantes no novo sistema operacional. A minha favorita é o Snap Layout. Essa funcionalidade é especialmente útil para as pessoas que utilizam vários monitores ou um monitor ultra-wide.
É só colocar o mouse em cima do botão de maximizar para ativar o sistema. Aqui, a gente pode separar a tela em várias janelas de uma forma simples e rápida. Mas a melhor parte é que podemos simplesmente minimizar tudo e voltar do jeito que estava.
Outra função que não é exatamente nova, mas que foi muito aprimorada, é a de usar múltiplos desktops. Com o botão "Visão de Tarefas", a gente pode criar vários desktops separados, customizá-los e navegar entre eles sem travamentos.
Eu pessoalmente gosto de criar um desktop para trabalho, outro para redes sociais e um para estudo. Para alternar entre eles também é simples, basta pressionar as teclas Windows + CTRL + a seta pro lado que você gostaria de mudar a área de trabalho.
Tanto o Snap Layout e os múltiplos desktops continuam salvos e organizados até quando reiniciamos o computador, o que é bem útil para produtividade.
3- Atualizações frequentes
Esse é o novo sistema operacional oficial da Microsoft. Isso significa que a empresa vai priorizar muito o desenvolvimento dele, seja em pequenas atualizações frequentes para corrigir bugs ou em grandes updates que acontecerão duas vezes ao ano. Muitos bugs já foram corrigidos nessas atualizações, e a cada mês que passa o Windows 11 fica melhor. Por exemplo, com a próxima grande atualização, 22H2, tivemos a volta do sistema de arrastar e largar arquivos na barra de tarefas, função do Windows 10 que fazia muita falta aqui no 11.
Para ficar por dentro de todas as mudanças do Windows 11, não deixe de conferir as nossas notícias:
4- Segurança
Assim como os usuários resistiram atualizar do 7 para o 10, estão resistindo atualizarem do 10 para o 11. E isso é normal, as pessoas não gostam de sair da zona de conforto - e formatar o Windows é muito chato. Mesmo assim, vai acontecer uma hora ou outra. É só questão de tempo até o Windows 10 parar de receber atualizações.
Isso é uma grande preocupação para a segurança, já que um sistema operacional desatualizado é vulnerável a vírus e ameaças, como aconteceu com o ransomware "WannaCry" lá em 2017: O vírus criptografava os arquivos no computador e pedia Bitcoin como pagamento, mantendo o sistema inteiro refém.
Acontece que a Microsoft já tinha corrigido a vulnerabilidade que o WannaCry explorava, mas muitas empresas e hospitais ainda estavam usando o Windows XP, Windows 7 ou uma versão desatualizada do Windows 10, resultando num prejuízo de bilhões de dólares para a economia global.
Já o Windows 11 possui novos obstáculos e barreiras para impedir o ataque a hackers, utilizando criptografia para proteger o computador - é um sistema operacional focado em segurança.
Motivos para continuar no Windows 10:
1- Atualização direta pode causar BUGS e nem todo computador é compatível com o 11
Vários pessoas que atualizaram direto do Windows 10 para o 11 tiveram problemas e bugs com o sistema operacional. Migrar para o Windows 11 não é tão fácil quanto parece, e nós recomendamos você precisa criar um pendrive bootável e formatar o computador.
Vários usuários que atualizaram direto do Windows 10 para o 11 enfrentaram problemas e bugs com o sistema operacional. Migrar para o WIndows 11 não é tão fácil quanto parece - para evitar problemas, nos recomendamos criar um pendrive bootável e fazer uma instalação limpa.
Também tem o fato de nem todo computador ser compatível com esse novo sistema operacional. A Microsoft lançou uma lista de requisitos mínimos, entre eles está o TPM, Trusted Platform Module. Os computadores antigos não possuem esse módulo de segurança, então para instalar o Windows 11 num PC velho, você vai precisar inserir comandos durante a instalação para burlar esse requisito, o que talvez possa ocasionar erros no sistema.
Outro problema que enfrentamos ao instalar o Windows 11 num computador ou notebook não suportado é a ausência de drivers, especialmente do chipset da placa mãe.
Mesmo se você burlar os requisitos mínimos, há grandes chances de encontrar problemas com os drivers, especialmente do chipset da placa mãe. Não recomendamos atualizar para o Windows 11 em computadores antigos.
Não é recomendado utilizar o Windows 11 em computadores antigos. Já o Windows 10 sempre funcionou bem em todos os computadores que eu o instalei.
2- Se está funcionando, para quê mudar?
Grande parte das mudanças do Windows 11 são apenas visuais, com o objetivo de deixar o sistema operacional mais simples e acessível para novos usuários.
Mas a gente teve mais de 7 anos para aprender a usar o 10, e hoje, ele está melhor do que nunca. Podemos customizar o Windows 10, colocar pastas e arquivos no menu iniciar, colocar a barra de tarefas nas laterais e também deixar ela pequena.
Mas para quem usa computador já há algum tempo, tivemos mais de sete anos para aprender a usar o Windows 10, e hoje, ele está melhor do que nunca.
No presente momento, o Windows 10 é muito mais customizável que o 11, principalmente a barra de tarefas.
A realidade é que o Windows 11 não oferece nenhuma grande função que justifique a existência de um novo sistema operacional. Algumas simplificações são até prejudiciais, como por exemplo quando clicamos com o botão direito num ícone da área de trabalho, ele não disponibiliza todas as opções, e você precisa clicar em "mostrar mais opções" para ser levado até o mesmo menu do Windows 10.
Ou seja, para deixar o sistema com uma aparência mais Clean, o Windows 11 esconde as ações que muitas vezes são necessárias, então você precisa sempre estar procurando um programa ou função que simplesmente nem devia estar escondido.
3- Bugs
O Windows 11 saiu com um histórico tremendo de bugs. Desde SSDs com velocidades extremamente lentas, até processadores da AMD não funcionando como deviam. Já o Windows 10 teve a maior parte de seus bugs corrigidos - hoje em dia é bem raro encontrar alguma coisa que não esteja funcionando corretamente.
Principalmente para quem depende do computador para trabalhar, é bem mais interessante continuar com um sistema operacional que já está funcionando, do que migrar para outro só por ele ser um pouco mais bonitinho.
4- Microsoft vai dar apoio até 2025
Mesmo com o lançamento do 11, o Windows 10 está longe de ser abandonado. A Microsoft prometeu dar suporte com atualizações até outubro de 2025 - então até lá, podemos continuar usando o Windows 10 tranquilamente, sem problemas de compatbilidade ou segurança.
Veredicto
Não se sinta pressionado a atualizar para o Windows 11, principalmente se não tem um computador oficialmente suportado. Você não está perdendo nada por continuar no Windows 10 - pelo menos por enquanto.
Mas também não tenha medo de experimentar o Windows 11 - ele está longe de ser uma versão experimental. Grande parte dos erros já foram corrigidos e hoje ele é totalmente usável no dia-a-dia.
Comente aí embaixo se você continua no Windows 10 ou se já partiu para o 11!
Vale a pena atualizar para o Windows 11?
Sim. Se você gostou do visual e das novas funções, vale a pena atualizar.
O Windows 11 é bugado?
O Windows 11 teve uma fase de testes bem prolongada e a maior parte de seus bugs já foram corrigidos. Hoje é possível utilizá-lo normalmente - bugs são extremamente raros.