O Windows 11 ainda é um sistema operacional (SO) novo e é normal haver bugs (problemas), pois mesmo com testes sendo realizado por desenvolvedores e pela própria Microsoft, não é possível explorar todas as possibilidades de uso do software. Há computadores com um hardware (peças) variado que interage de maneira diferente com SO, os programas/aplicativos instalados e drivers. Esperava-se que com o lançamento da versão 22H2, que marca 1 ano de vida do Windows 11, a maioria dos erros fossem resolvidos (pelo menos os mais críticos), mas não foi o que aconteceu.
Um dos primeiros bugs a serem relatados foi com as GPUs Nvidia, onde estava ocorrendo problemas de inconsistência no desempenho de jogos. Felizmente, no final de setembro a empresa lançou o Driver 517.48, que corrigiu boa parte dos problemas. Entretanto, no dia 18 de outubro, o site Neowin relatou que sua equipe e usuários ainda estavam enfrentando dificuldades relacionadas aos chips gráficos da desenvolvedora de placas de vídeo.
Não instale a versão 22H2 do Windows 11 ainda!
Com o lançamento da versão 22H2 do Windows 11, que marcou 1 ano de vida do sistema operacional, esperava-se que a maioria dos erros fossem resolvidos. Entretanto, não foi o que aconteceu. Confira abaixo 6 motivos para você não instalar o Windows 22H2.
1 - Queda de desempenho com GPUs NVIDIA
O primeiro bug que os usuários do Windows 22H2 relataram após a atualização foram os bugs causados pelo conflito com os drivers de GPUs (placas de vídeo) da NVIDIA. A consequência foram problemas de inconsistência no desempenho de jogos.
2 - Conflitos com os drivers de áudio da Intel
No final de setembro de 2022, logo após os problemas com GPUs da NVIDIA, foi a vez dos drivers da Intel, que estavam causando BSODs (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte). Os drivers de áudio Intel SST estavam sofrendo com problemas de compatibilidade com o IntcAudioBus.sys nas versões 10.29.0.5152 e 10.30.0.5152 e compilações anteriores.
3 - Bugs na rede de impressoras
Como se não bastasse, surgiram também bugs relacionados a impressoras conectadas em rede, onde simplesmente elas desapareciam da listagem. Administradores relataram problemas com suas impressoras em que elas simplesmente desapareceram da rede após a atualização para o Windows 11 versão 22H2. Ao tentar adicionar novamente a impressora na rede, uma mensagem de erro (0x00000bc4) aparece, informando que "a operação não pôde ser concluída".
4 - Degradação do desempenho na cópia de arquivos grandes
Houve também um bug que causou e está causando a degradação no desempenho na cópia de arquivos grandes no Windows 11 versão 22H2. Segundo o gerente de programa principal do grupo de engenharia do Windows Server, Ned Pyle, os usuários do Windows 11 versão 22H2 podem sofrer com a cópia de arquivos grandes, chegando a experimentar uma queda de até 40% na taxa de transferência em SMB.
5 - Gerenciador de Tarefas impede que pen drives ou cartões SD sejam ejetados
Em seguida, no dia 23 de outubro o site NeoWin relatou que ao utilizar o Gerenciador de Tarefas, o sistema operacional simplesmente impedia que o usuário ejetasse dispositivos como pen drives e cartões SD com segurança. O problema acontece quando o Gerenciador de Tarefas está minimizado e aberto ou está em exibição na guia de processos, em que tudo o que está sendo executado no momento é mostrado.
6 - Leitura de atividade de GPUs da NVIDIA está de cabeça para baixo
Por último, no dia 24 de outubro, foi relatado pelo site NeoWin que as leituras da atividade de GPUs da NVIDIA estavam de cabeça para baixo no Gerenciador de Tarefas.
Aguarde até o Patch Tuesday de novembro ou dezembro de 2022
A única coisa que se pode fazer no momento, é aguardar por novas atualizações da Microsoft para corrigir os problemas de funcionamento do Windows 11 versão 22H2. Enquanto isso não ocorre, a empresa afirma estar bloqueando os computadores com potencial para apresentarem os problemas mais críticos mencionados acima. Fique atento às novidades sobre o sistema operacional no Oficina da Net e saiba quando é seguro instalar o Windows 11 para utilização em tarefas que não podem apresentar falhas como, por exemplo, o uso no trabalho.