Em breve, o Windows 11 e o Windows 10 permitirão que se saiba quais processos estão utilizando determinado arquivo. Uma extensão de shell do Windows chamada "PowerToys" está sendo atualizada no canal Insider, onde são realizados testes pelos desenvolvedores, com um novo recurso chamado "File LockSmith", que permite ao usuário descobrir quais processos estão utilizando um arquivo.
Windows agora permite saber quais processos estão usando um arquivo
Embora o Gerenciador de Tarefas do Windows permite que você encerre determinados processos, não há como descobrir qual arquivo eles estão utilizando. Caso um arquivo esteja sendo utilizado, o Explorador de Arquivos (File Explorer) irá bloquear a exclusão ou impedir que se ejete um pen drive ou outro dispositivo de armazenamento conectado ao computador.
O novo recurso foi implementado no Explorador de Arquivos (File Explorer) e já vem ativa por padrão. O objetivo é proporcionar a redução de falhas nos aplicativos. Através da extensão PowerToys e a utilização do File Locksmith, é possível verificar todos os processos em execução e quais arquivos estão sendo utilizados por eles.
Como funciona
O recurso File Locksmith do PowerToys pode ser facilmente acessado através do menu de contexto, como você pode ver na captura de tela abaixo. Ao clicar com o botão direito do mouse em algum arquivo, o usuário poderá ver quais processos estão utilizando-o. Isso pode ser muito útil caso você esteja tentando excluir determinado arquivo que é utilizado por aplicativo desconhecidos que não podem ser fechados (encerrados) manualmente pelo Gerenciador de Tarefas.
Ao detectar qual processo está utilizando o arquivo, já é possível finalizar a tarefa para assim poder realizar a exclusão do arquivo.
Lançamento e disponibilidade
No momento, o recurso de detecção de processos que estão utilizando um arquivo está em fase de testes, mas pode ser baixado através do GitHub.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.