Embora o Windows 11 esteja passando por alguns bugs chatos, há recursos exclusivos do sistema operacional que fazem o dedo coçar para sair do Windows 10. A única coisa que pode impedi-lo de fazer isso são problemas listados pela Microsoft para a versão 22H2 do Windows 11. Caso esses bugs não afetem as suas atividades, não há motivos para não migrar do Windows 10 para o Windows 11.
Uma das ferramentas mais úteis que temos no Windows 10 e no Windows 11 chama-se "Snipping Tool". Trata-se de um recurso ativado pelo comando de atalho "Windows + Shift + S" que permite a captura de tela, mas de forma personalizada, onde é possível recortar somente uma região do que está sendo exibido no monitor. Agora a Microsoft está implementando no Windows 11 uma nova funcionalidade para este recurso, a de gravar a tela. Confira este e outros recursos em nossa lista de seis novidades do Windows 11 que farão o dedo coçar para sair do Windows 10.
6 novidades do Windows 11 que farão o dedo coçar para sair do Windows 10
Na versão beta das compilações (builds) do Windows 11, disponibilizada para os participantes do programa Windows Insider através do canal do "Dev Channel" (canal do desenvolvedor), a Microsoft sempre apresenta recursos que serão testados para decidir se são ou não interessantes para os usuários do sistema operacional. Ao longo das atualizações do Windows 11 Insider, sempre há funcionalidades que se destacam por algum motivo. Confira abaixo 6 novidades do Windows 11 que farão o dedo coçar para sair do Windows 10.
1 - Função de gravar vídeos utilizando o Snipping Tool, ferramenta de captura de imagens do Windows
Já faz um bom tempo que os usuários do Windows pedem para a Microsoft implementar uma ferramenta de gravação de tela através dos aplicativos nativos do Windows. Isso certamente economizaria um bom tempo entre a busca de aplicativos (programas) de terceiros para fazer vídeos da tela do computador, além de ter a possibilidade de ativar o recurso através de um simples comando de atalho no teclado. É aí que surgiu a funcionalidade de gravar vídeos utilizando o recurso Snipping Tool no Windows 11.
Ainda não se sabe quando o Snipping Tool irá ganhar a atualização que permite que se grave a tela na versão estável do Windows 11, disponibilizada para o público geral. A novidade foi anunciada durante o evento Ignite 2022.
2 - WSA (Windows Subsystem for Android ou Subsistema do Windows para Android) com Android 13
Caso você não conheça o WSA (Windows Subsystem for Android ou Subsistema do Windows para Android), ele foi um projeto desenvolvido utilizando o Android Open Source Project (AOSP) e originalmente foi disponibilizado com a versão 11 do Android. O Subsistema Windows para Android permite que o usuário consiga executar aplicativos do sistema operacional mobile do Google (Android) no computador como se fossem apps do Windows. Cada vez mais temos uma quantidade maior de aplicativos na Amazon Appstore, o que nos anima mais a vermos mais empresas criando aplicativos pensando na execução dentro do Windows.
Ao mesmo tempo em que a Microsoft apresenta a solução de um subsistema para rodar aplicativos Android como aplicativos nativos do Windows, o Google lançou a versão beta do Google Play Games para o Windows 10 e Windows 11. Através da instalação do software, é possível não só jogar games do Android, mas também acessar o progresso feito em um título instalado no celular Android do usuário. Confira em nossa matéria mais detalhes sobre a chegada do Google Play Games beta no Brasil.
3 - Conexão automática com o hotspot móvel (ponto de acesso) com celulares Samsung Galaxy
Semelhante ao recurso "Instant Hotspot" da Apple para iPhones e Macs, a Microsoft está lançando o recurso de conexão automática com o hotspot móvel (ponto de acesso) em notebooks com Windows 11. Em breve os usuários de celulares Samsung Galaxy poderão compartilhar de maneira automática o hotspot móvel (ponto de acesso) com PCs que tenham Windows 11, permitindo que se tenha acesso a internet quando a conexão Wi-Fi cair.
A integração dos celulares Samsung Galaxy com o Windows já vem caminhando em direção à "perfeita" sincronia através do aplicativo Phone Link (Vincular ao Celular), onde é possível acessar a partir do computador fotos, mensagens de texto e notificações, além de realizar chamadas. Agora, com o novo recurso do Windows 11 que está para chegar na versão estável (voltada para o público geral), será possível compartilhar de forma automática a conexão da internet móvel em notebooks com a versão mais recente do sistema operacional.
4 - Opções de controle da câmera nas configurações rápidas do Windows
Em breve o Windows 11 irá ganhar um botão de acesso rápido às configurações da câmera. Chamado de "Studio effects", o recurso pode ser acessado através das Configurações rápidas na barra de tarefas. Com ele, o usuário pode "configurar efeitos de câmera (desfoque de fundo, contato visual e enquadramento automático) e efeitos de áudio (foco de voz)".
5 - Recomendações do Windows para aumentar a eficiência energética do notebook
Com o objetivo de fazer com que a bateria do notebook dure por mais tempo, a Microsoft irá implementar em breve no Windows 11 o recurso "Recomendações de energia". Através desta ferramenta, você poderá aumentar a eficiência energética do seu notebook e ao mesmo tempo reduzir sua pegada de carbono.
Ao utilizar o recurso "Recomendações de energia", o Windows 11 irá sugerir mudanças que poderão impactar o consumo de energia de maneira a diminuir a velocidade de drenagem da bateria ou simplesmente evitar o gasto de energia cortando algum processo. Isso pode ser útil para aqueles que não têm acesso em determinado momento a uma tomada e querem estender ao máximo a duração da bateria do notebook.
6 - Integração do aplicativo Fotos do Windows com o iCloud
Agora os usuários do Windows 11 e dispositivos Apple poderão acessar fotos e vídeos do iCloud através do aplicativo Fotos do sistema operacional da Microsoft. Para isso, basta fazer login com seu ID Apple no aplicativo do iCloud para Windows, disponível na Microsoft Store, e ativar a sincronização da biblioteca de fotos. O efeito disso é a visualização de fotos e vídeos que estão armazenadas na plataforma de nuvem da Apple através do aplicativo Fotos.
O novo recurso é útil para melhorar a experiência dos usuários que possuem dispositivos Apple e PCs com Windows. Mesmo que antes desta nova atualização o iCloud Photos já estivesse disponível no Windows através da Microsoft Store, as fotos e vídeos precisavam ser acessados através de pastas navegando pelo Explorador de Arquivos (File Explorer) do Windows 11.