A atualização de dezembro (KB5021233) do Windows 10 está causando problemas para alguns. De acordo com a Microsoft, alguns computadores com Windows 10 versão 22H2, 21H2 e 21H1 podem acabar exibindo a BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte) com o erro "0xc000021a" após o último Patch Tuesday lançado. Segundo a empresa, está havendo uma incompatibilidade entre o sistema de arquivos HIDPARSE (hidparse.sys) em dois diretórios de sistema diferentes.

A Microsoft explica que "Após a instalação do patch KB5021233, pode haver uma incompatibilidade entre as versões do arquivo hidparse.sys em c:/windows/system32 e c:/windows/system32/drivers (supondo que o Windows esteja instalado em sua unidade C:), o que pode fazer com que a validação da assinatura falhe quando a limpeza ocorrer."

Atualização de dezembro (KB5021233) do Windows 10 causa BSOD; Como resolver

Como resolver o bug da atualização de dezembro (KB5021233) do Windows 10 que causa tela azul da morte.

Se você está sofrendo com problemas em seu computador com Windows 10 após a instalação da atualização KB5021233, a Microsoft disponibilizou instruções que podem atenuar este bug que está ocorrendo. Para isso, será necessário utilizar o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE). Siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Selecione o botão Solução de problemas.

Passo 02: Selecione o botão "Iniciar recuperação, solução de problemas e ferramentas de diagnóstico".

Passo 03: Selecione o botão "Opções avançadas".

Passo 04: Selecione o botão "Prompt de comando" e aguarde a reinicialização do computador, se necessário.

Passo 05: Seu computador deve reiniciar em uma janela do prompt de comando. Pode ser necessário entrar no seu desktop ou notebook com sua senha antes de acessar a janela do Prompt de Comando.

Passo 06: Execute o seguinte comando (Importante: Se o Windows não estiver instalado no endereço "C:\windows" (será necessário modificar o comando para a unidade onde está o sistema operacional):

xcopy C:\windows\system32\drivers\hidparse.sys C:\windows\\system32\ hidparse.sys

Passo 07: Depois de concluir o passo anterior, digite: exit

Passo 08: Selecione o botão "Continuar".

Pronto, agora o Windows deve iniciar conforme o esperado.

Windows 10: Microsoft confirma bugs na barra de tarefas, no explorador de arquivos e em aplicativos

Segundo a Microsoft, as atualizações de Patch Tuesday disponibilizadas nos últimos meses para Windows 10 podem estar causando os seguintes bugs:

  • ​O widget ou ícones do Tempo ou Notícias e Interesses piscam na barra de tarefas do Windows.
  • A barra de tarefas do Windows para de responder.
  • Windows Explorer para de responder.
  • Aplicativos, incluindo Microsoft Word ou Excel, podem parar de responder se estiverem abertos quando o problema ocorrer.

De acordo com um documento publicado pela Microsoft, reiniciar o computador deve ajudar a reduzir os problemas listados acima. Porém, a empresa diz que irá enviar correções para que os problemas não cheguem a ocorrer. Entretanto, o processo pode levar até 24 horas para ser aplicado a todos os computadores afetados (Windows 10 versão 20H2 e posteriores).

Conseguiu resolver o problema que estava ocorrendo em seu computador? Comente abaixo e compartilhe conosco a experiência que está tendo com sua máquina.